Duas salas do fórum de Itapaci foram incendiadas na madrugada de hoje

Fotos feitas do local pelo SindJustiça

Duas salas de arquivo do fórum de Itapaci, comarca localizada a 220 quilômetros de Goiânia, foram incendiadas na madrugada desta quarta-feira (9). O segurança da unidade foi rendido e algemado, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Ceres, por suspeitos que em seguida atearam fogo no local.

Esse não é o primeiro incidente no Judiciário. O fórum de Goiatuba totalmente incendiado e o gabinete de magistrado em Iporá também foi queimado no ano passado. Segundo a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Goiás ocupa o quinto lugar no ranking de tribunais estaduais com maior número de juízes ameaçados no Brasil, segundo o Diagnóstico da Segurança Institucional do Poder Judiciário, do CNJ.

Para o presidente da Asmego, juiz Wilton Muller Salomão, os fatos comprovam a situação de risco em que se encontram os juízes goianos, denunciada há tempos pela associação., principalmente para aqueles que atuam no interior do Estado. “Neste sentido, a associação presta solidariedade e manifesta integral apoio ao juiz de Itapaci, Eduardo de Agostinho Ricco, única autoridade judicial lotada na comarca, e também aos magistrados de Rubiataba, Rialma e Ceres, que atuam ou atuaram em substituição no local”, diz.

A presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça, Rosângela Ramos Alencar, também considera lamentável episódio que, segundo diz, expõe, uma vez mais, os riscos a que estão submetidos servidores e demais membros do Judiciário que atuam nas unidades do estado.

“Não podemos continuar a conviver com o medo. Definitivamente, o lugar onde a Justiça é prestada a todos os cidadãos que a ela recorre não pode continuar a mercê da violência, como tem ocorrido nos últimos anos em Goiás”, afirmou a presidente Rosângela Ramos Alencar ao ser informada do incêndio em Itapaci.