OAB empossa Comissão Especial de Apoio ao Estudante de Direito

Uma solenidade marcou a posse, nesta quarta-feira (21), da Comissão Especial da OAB de Apoio ao Estudante de Direito. O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, esteve presente para empossar o presidente da Comissão, Esdras Dantas, que também é professor e represente da Ordem no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); a vice-presidente, advogada e professora Beatriz Bartoly; a secretária, advogada e professora Renata de Castro Vianna; e os 39 membros consultores.

Marcus Vinicius enalteceu a importância do ensino continuado. “Somos todos estudantes. Para que tenhamos um conhecimento cada vez mais amplo e geral, jamais podemos nos dar ao luxo de parar de aprender. A formação desta Comissão é uma verdadeira missão da nossa sociedade em relação ao estudante de Direito, pois nos ressentíamos de não ter um canal direto de diálogo com o graduando. Por isso mesmo, o Esdras Dantas está à frente do projeto, um jurista comprometido com o ensino jurídico, entusiasta do Direito, gabaritado e articulado”, disse.

O presidente da OAB Nacional também lembrou que a troca de ideias é fundamental na educação jurídica. “Foi a partir de conversas com estudantes que pudemos colher sugestões para o Exame de Ordem, muitas delas já em prática como a diminuição de 100 para 80 questões na prova objetiva e de 5 para 4 na prova prática, além da mais recente e importante, que é o aproveitamento dos pontos da primeira fase para o ano seguinte em caso de não aprovação na segunda etapa”, ponderou, completando que os estudantes “serão protagonistas dessa comissão, inclusive os que não estão nela empossados. Será um canal direto de integração da OAB com o corpo discente do direito”.

Esdras Dantas, ao assinar a ata de posse, também mostrou-se otimista com os trabalhos a serem realizados. “Essa comissão estabelecerá e democratizará o acesso do estudante à casa do Direito, que é a OAB. Discutiremos as demandas da formação jurídica, bem como a implementação de projetos. É óbvio que o Exame de Ordem estará entre as principais pautas. Tenho certeza que atingiremos os melhores resultados, pois a diretoria olha para alunos de Direito com um carinho especial. Espero trazer um pouco de minha experiência e também aprender com vocês”, resumiu.

Qualidade do ensino

Beatriz Bartoly, vice-presidente da Comissão Especial de Apoio ao Estudante de Direito, prometeu empenho para colaborar no controle de qualidade dos cursos de Direito. “Infelizmente, o mercado está sendo dominado por grandes mercados que visam somente o lucro, sem a menor preocupação com conteúdo e qualidade. Precisamos abrir caminho para uma discussão séria sobre a educação, e não somente a jurídica. O que for feito aqui certamente reverberará nas outras faculdades, nos outros cursos. Discutimos sobre o Brasil que queremos, mas não sobre o cidadão que forma o atual e o desejado Brasil”, comparou.

A primeira pauta oficial da Comissão Especial de Apoio ao Estudante de Direito terá como temas A Importância do Exame de Ordem; O Mercado de Trabalho para os Bacharéis em Direito; Faculdades de Direito e Advocacia; Qualidade do Ensino Jurídico. Fonte: OAB Nacional