Juíza do caso João de Deus manda instalar detectores de metal na entrada do fórum de Abadiânia

Por meio da Portaria 01/2019,  a juíza de Abadiânia Rosângela Rodrigues Santos, titular da comarca de Abadiânia, onde tramita até agora duas ações criminais contra o médium João de Deus, acusado de abuso sexual, determinou a adoção de sistema de inspeção de segurança por meio dos equipamentos detectores de metal como forma de controle de acesso às dependências do edifício do fórum local. A iniciativa visa identificar a existência de objetos e/ou armas que coloquem em risco a integridade física dos frequentadores ou do patrimônio local.

De acordo com o ato, somente será permitido o ingresso nas dependências do prédio do fórum de Abadiânia após a averiguação do objeto que estiver provocando o acionamento do alarme do detector de metal. E, ainda, “em caso de recusa da exibição do objeto que estiver provocando o acionamento do alarme do detector de metal, será vedado o acesso, ainda que se trate de advogado”.

Ainda de acordo com a portaria, as pessoas que estiverem na posse de arma deverão entrega-lá ao agente de segurança para acautelamento enquanto se mantiveram nas dependências da unidade jurisdicional, ressalvados os armamentos dos policiais, profissional de segurança privada a serviço do Poder Judiciário, membros do Poder Judiciário e Ministério Público.

A Portaria incorpora todas as regas de segurança estabelecidas na Resolução 176/2013, do Conselho Nacional de Justiça, e no Decreto Judiciário n°1453/2017, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Estado de Goiás (TJGO), Gilberto Marques Filho, que disciplina o controle de acesso às unidades judiciárias do Estado.