Abertas inscrições para cursos de mediação em Valparaíso e Catalão

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) abre as inscrições, a partir desta segunda-feira (8), para o Curso Básico de Mediação Judicial, conforme a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nas comarcas de Valparaíso de Goiás e Catalão.

O curso será ministrado por instrutores formados no CNJ e possui a carga horária de cem horas, sendo 40 horas teóricas e 60 horas de estágio supervisionado. A capacitação será dividida em dois módulos – no primeiro, serão ministradas aulas teóricas. Já o segundo módulo, no estágio supervisionado, serão realizadas 10 audiências de mediação – 2 como observador, 2 como co-mediador e 6 como mediador –, a serem realizadas no Centro Judiciário instalado nas comarcas.

Os cursos e palestras organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos são gratuitos, mas, considerando o cunho pedagógico, bem como a função social e de cidadania inerentes aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, os alunos da comarca de Catalão deverão cooperar na doação de 1 (um) pacote de fralda geriátrica de tamanho G. Já os da comarca de Valparaíso de Goiás, deverão cooperar na doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Os interessados de Valparaíso de Goiás deverão enviar e-mail para  cejuscc.valparaiso@tjgo.jus.br e os de Catalão para  comarcadecatalao@tjgo.jus.br, com currículo em anexo, o qual deverá conter: eventual experiência, pretensão e disponibilidade para atuar como mediador voluntário para as comarcas Valparaíso de Goiás e Catalão.

Regras:
1. O Curso será 95% presencial, ou seja, o aluno terá apenas duas horas de ausência durante todo o curso. Ademais, o candidato que deixar de assinar alguma das listas de presenças deixará de fazer jus ao certificado respectivo.

2. O candidato que tiver deferida sua inscrição e deixar de comparecer, sem motivo justo, perderá a oportunidade de participar de cursos futuros ofertados ou
promovidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, pelo prazo de seis meses, contados da data de início do curso para o qual teve a inscrição deferida.

3. A certificação do curso para todos os participantes será emitida após o estágio supervisionado. Fonte: TJGO