Justiça autoriza apreensão de menor suspeito de simpatizar com o terrorismo

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (29) em Morrinhos, sul de Goiás, por ligação com a Operação Hashtag, que investiga envolvidos em atos preparatórios de terrorismo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O suspeito foi alvo de mandado de internação de menor.

A operação aconteceu em conjunto com a Polícia Civil de Goiás, que disse não estar autorizada a passar mais informações sobre o caso.

O mandado de apreensão foi expedido pelo juízo da Vara da Infância e Adolescência da cidade. O pedido de prisão foi feio pelo promotor Rafael Machado de Oliveira.

Segundo investigadores, o menor e a família dele moravam nos Estados Unidos, mas foram deportados por estarem ilegalmente vivendo no país.

Há também informações de agências de inteligência estrangeiras de que uma das razões para a deportação foi a de que o adolescente já estava envolvido com supostos terroristas do Estado islâmico enquanto vivia no exterior. Ele teria contato com o grupo via internet.