Escolhidos novos presidentes das Comissões Permanentes que auxiliam na administração do TJGO

Na primeira sessão do Órgão Especial realizada na gestão do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, foram discutidas, nessa quarta-feira (3) questões administrativas. Nela, os desembargadores aprovaram mudanças na composição e atribuição do Conselho Superior da Magistratura, votaram a nova formação do referido Conselho e também escolheram os presidentes e integrantes das Comissões Permanentes.

A Emenda Regimental nº 13 alterou o artigo 18 do Regimento Interno do TJGO, que passou a vigorar com a seguinte redação: “O Conselho Superior da Magistratura compõe-se do Presidente do Tribunal, do Vice-Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça e de sete desembargadores eleitos pelo Órgão Especial.” O parágrafo primeiro define que os membros do Órgão Especial, presidentes dos órgãos fracionários do TJGO, o Ouvidor e o diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug) não poderão compor o Conselho; e os parágrafos segundo e terceiro estabelecem a forma de funcionamento e sessões.

A Emenda ainda acrescenta o artigo 21-A e seus parágrafos ao Regimento. O novo artigo define que compete ao Conselho Superior da Magistratura processar e julgar os recursos das decisões administrativas do presidente e do corregedor-geral da Justiça. O parágrafo primeiro dispõe que das decisões cabe recurso ao Órgão Especial e, o parágrafo segundo, que as novas disposições serão aplicadas sobre os recursos distribuídos a partir da publicação da Emenda.

A nova composição do Conselho ficou assim definida: desembargador Carlos Alberto França (Presidente); desembargador Zacarias Neves Coelho (Vice-Presidente); desembargador Nicomedes Domingos Borges (Corregedor-Geral); e os desembargadores Luiz Eduardo de Sousa, Alan Sebastião de Sena Conceição, Leandro Crispim, Luiz Cláudio Veiga Braga, Norival Santomé, Maria das Graças Carneiro Requi e Anderson Máximo de Holanda.

Comissões Permanentes
Os integrantes do Órgão Especial também aprovaram a nova organização das comissões e órgãos auxiliares da Administração, definindo o desembargador que presidirá cada grupo.

Confira o nome dos presidentes:

-Comissão de Regimento e Organização Judiciária: desembargador Leobino Valente Chaves;

-Comissão de Jurisprudência e Documentação: desembargador João Waldeck Félix de Sousa;

-Comissão de Seleção e Treinamento: desembargadora Beatriz Figueiredo Franco;

-Comissão de Distribuição e Coordenação: desembargador Carlos Alberto França;

-Comissão de Informatização: desembargadora Amélia Martins de Araújo;

-Comissão de Segurança: desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga;

-Comissão de Memória e Cultura: desembargador Itaney Campos;

-Diretoria da Revista Goiana de Jurisprudência: desembargador Itaney Francisco Campos (diretor).

Confira aqui a lista dos desembargadores que integram cada Comissão Permanente.

Ouvidoria, Ejug e Coordenadorias
O presidente Carlos França definiu o desembargador Amaral Wilson de Oliveira para exercer a função de ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás e, também, a desembargadora Elizabeth Maria da Silva para ser a ouvidora substituta durante o biênio 2021/2023. Os dois tomaram posse nessa quinta-feira. O desembargador Delintro Belo de Almeida Filho e o juiz substituto em segundo grau Reinaldo Alves Ferreira foram empossados diretor e vice-diretor, respectivamente, da Escola Judicial (Ejug).

A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis foi reconduzida para Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais e Turmas Recursais do Estado de Goiás será presidida pelo desembargador Marcus da Costa Ferreira. Os dois tomarão posse nesta sexta-feira (5).