Assinado termo de cooperação para agilizar leilões de carros apreendidos

Representantes da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia se reuniram com magistrados e membros do Detran, Polícia Civil e Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para ajustar termo de cooperação entre as instituições para agilizar a realização de leilões públicos de veículos apreendidos e àqueles que estão sob a jurisdição das Varas Judiciais da capital.

A reunião, que foi realizada nesta quinta-feira (31), atende ao Provimento nº13/2017, do dia 2 de junho, assinado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e está em consonância com a Portaria nº 519/2017, do dia 27 de junho, assinada pela diretora do Foro da Comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva e que cria a Central de Leilão, responsável pela coordenação dos trâmites para realização do leilão público na comarca de Goiânia.

“Queremos trazer e entrar em um entendimento comum de soluções práticas e ações conjuntas, além de resultados satisfatórios”, pontua a presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), delegada Silvana Nunes Ferreira.

A opinião é endossada pelo delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), Adriano Sousa Costa. “Estamos em busca de procedimentos para que possamos resolver sobre os veículos que estão nos pátios das delegacias e que precisam ir a leilão”. De acordo com Costa, existem cerca de 3,5 mil veículos nos pátios das delegacias do Estado.

Segundo a diretora do Foro da Comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, com os ajustes do termo de cooperação entre as instituições, a expectativa é que até o final deste ano os pátios da comarca de Goiânia estejam com o volume mínimo de veículos. “Nosso objetivo é criar uma força tarefa para esvaziar os pátios, além de sensibilizar os magistrados da área criminal em alinhar estratégias. Estamos tendo a iniciativa na comarca de Goiânia para que posteriormente se estenda para as comarcas do interior”, pontua.

Os juízes Oscar de Oliveira Sá Neto e Placidina Pires, magistrados responsáveis pelos leilões, concordam na eficácia do trabalho em equipe. “É um momento único para que possamos unir forças com as instituições envolvidas”, afirma o juiz Oscar Neto.

Na próxima semana, está agendada a finalização do termo de cooperação e no dia 12 de setembro, visita ao depósito do Poder Judiciário e ao complexo de Furtos de Roubos de Goiânia, localizada no Setor Cidade Jardim.

Também participaram da reunião o promotor de justiça Luciano Miranda Meirelles; a assessora geral e o coordenador judiciário da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Marina Sales Penteado e Thiago Borges Dutra de Castro; os delegados de polícia, Alécio Moreira e Fábio Meireles Vieira, e o representante do Detran, Paulo de Jesus.