Aberto edital para seleção de Agentes de Proteção da Infância e da Juventude Voluntários

Publicidade

Está aberto edital para vagas de Agentes de Proteção da Infância e Juventude voluntários. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 21 de março e 2 de maio. Interessados devem ter, pelo menos, 21 anos de idade, possuir diploma de ensino médio e não ter antecedentes criminais.

O processo seletivo prevê quatro etapas: prova objetiva e discursiva, teste psicotécnico, entrevista pedagógica e, por fim, curso de formação e estágio prático. Titular da unidade judiciária, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso Silva, explica que quem exerce a função “são pessoas idôneas e merecedoras de confiança, que uma vez credenciados pelo juiz, voluntariamente assumem a tarefa de resguardar os direitos da criança e adolescente, assegurando-lhes a proteção integral”.

Na prática, o trabalho compreende plantões semanais em linhas de atuação divididas: fiscalização em bares, eventos – nos quais podem haver presença irregular e consumo de drogas ou bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes -; postos de serviço de orientação em rodoviárias e aeroportos; e palestras e ações preventivas em escolas. Apesar de ser um serviço de natureza voluntária e, portanto, sem remuneração, é preciso “ter comprometimento e responsabilidade”, conforme afirma o diretor da Divisão de Agentes de Proteção de Goiânia, Cleyton Rocha de Almeida. O caráter voluntariado, inclusive, está no âmago da atividade, para ele.

Na capital, atualmente atuam 107 voluntários. Desde o início deste ano, as equipes da capital conseguiram encaminhar quase 200 jovens de volta para seus lares em 23 autuações em bares e eventos.