SindJustiça pleiteia redução de parcelas da URV para idosos e doentes

O Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça (SindJustiça) protocolizou junto ao TJGO, nesta nesta sexta (09), o ofício solicitando a redução do número de parcelas da URV para grupos prioritários: servidores com mais de 60 anos, portadores de doenças graves e para aqueles com direito a recebimento de valores menores.

“No nosso entendimento, além de a preferência nos pagamentos para os grupos prioritários estar amparada na legislação, a providência significa, ainda, uma questão de justiça. Afinal, eles devem ter a oportunidade de receber esse recurso em vida, já que estamos falando de mais de 8 anos para a quitação do valor”, afirma a presidente do SindJustiça, Rosângela Ramos de Alencar.

O objetivo é assegurar a esses servidores o usufruto do direito conquistado com a garantia de que foram atendidos os princípios que norteiam a administração pública (agilidade; eficiência; moralidade e razoabilidade).

Pagamento

Na quarta-feira, representantes do Poder Executivo do Estado de Goiás compareceram ao Tribunal de Justiça de Goiás, onde o vice-governador José Eliton Júnior, substituindo o governador Marconi Perillo, autorizou o pagamento das diferenças salariais relativas à conversão do Cruzeiro Real para a Unidade Real de Valor (URV), moeda provisória que deu origem ao Real, aos magistrados e servidores do Poder Judiciário. O total chega a R$ 1,2 bi.

Mais de 6 mil servidores receberão o pagamento das diferenças apuradas na conversão dos vencimentos em URV, do período de 1994 a 2005. O pagamento para os servidores será feito em 100 parcelas, enquanto para os magistrados será em 130, começando a partir da folha do mês de maio.

Para os servidores inativos (pensionistas ou ex-servidores efetivos e comissionados) e que residem em Goiânia, o pedido deverá ser feito pessoalmente no prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no Protocolo Administrativo, na sala 179, térreo. O servidor deverá preencher um formulário para dar entrada ao pedido de pagamento.

Já os servidores inativos que residem no interior, deverão encaminhar um e-mail ao drhatendimento@tjgo.jus.br, com seus dados pessoais (nome completo, RG, CPF e telefone) e dados bancários (nome do titular e conta corrente), com preferência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Itaú.