Projeto desenvolvido pela Amatra, em parceria com MPT e IGT, leva conceitos de trabalho, cidadania e justiça para escolas municipais

O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania vai levar conceitos sobre o trabalho humano para as salas de aula da rede municipal de ensino da capital.
Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou, na sexta-feira passada (1º/4), na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, no Jardins do Cerrado 1, o Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que vai levar conceitos sobre o trabalho humano para as salas de aula da rede municipal de ensino da capital.

A metodologia utilizada no projeto foi desenvolvida pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra. Em Goiás, será realizada pela Associação dos Magistrados da 18.ª Região (Amatra), em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT). Ela foi elaborada para atender estudantes do ensino fundamental, de forma didática e descomplicada.

O TJC é um projeto social que tem como função levar aos alunos e professores das escolas municipais de Goiânia lições sobre cidadania, Direito do Trabalho e Direitos Humanos. A ideia é plantar na base social, junto às crianças e adolescentes, informações importantes sobre os direitos e obrigações das empresas e empregados, para que sejam replicadores.

Formar cidadãos conscientes

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a iniciativa visa formar cidadãos cientes dos seus direitos. “Todos os incentivos voltados para o conhecimento e para a cidadania são fundamentais para a formação das nossas crianças e adolescentes. Por isso, esse projeto conta com o apoio integral da gestão municipal”, afirma.

Durante o lançamento do programa, foram distribuídos cartilhas informativas e brindes para os estudantes. Ao longo do ano, outras nove instituições de ensino de Goiânia receberão as equipes técnicas do projeto.

“Essa iniciativa fará a diferença na vida dos nossos estudantes, pois trará subsídios pedagógicos para que as crianças e jovens possam debater e aprender mais sobre esse tema, que faz parte da vida adulta da maioria da população”, explica o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Representantes da Associação dos Magistrados do Trabalho, da 18ª região (Amantra), do Instituto Goiano de Direito do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, acompanharam o lançamento do projeto e assistiram, juntamente com os estudantes da instituição, a apresentação cultural “Emprego Novo”, que abordou a temática de forma lúdica.

Confira a seguir as instituições que receberão as ações pedagógicas do programa:

Escola Municipal Renascer (22/04)
Escola Municipal José Viana (20/05)
Escola Municipal Presidente Vargas (17/06)
Escola Municipal Dona Rosa Martins Perim (19/08)
Escola Municipal Professora D’alka Leles (23/09)
Escola Municipal Jaime Câmara (21/10)
Escola Municipal Itamar Martins Ferreira (18/11)
Escola Municipal de Tempo Integral Silene de Andrade (a definir)
Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro (a definir)