PL obriga shoppings a prestar informações acessíveis para deficientes visuais

Iniciativa do vereador Paulo Borges(PMDB), está tramitando na Câmara Municipal de Goiânia, Projeto de Lei que obriga os shoppings centers disponibilizarem painéis orientadores de localização e piso tátil para beneficiar pessoas com deficiência visual. Nos painéis orientadores deverão constar as informações essenciais para o deslocamento seguro e a adequada acessibilidade do deficiente visual, especialmente aquelas relativas à localização das entradas e saídas, saídas de emergência, áreas de alimentação, escadarias, elevadores, escadas rolantes e banheiros. E nos locais de acesso aos painéis deverá ser instalado piso tátil direcional, em conformidade com a Norma Técnica de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT).

De acordo com a matéria, é clara a falta de qualquer instrumento ou meio para garantir o acesso e a locomoção segura dos deficientes visuais nos centros comerciais, inclusive em caso emergencial já que eles- os deficientes- são mais vulneráveis em situações de sinistros pela falta de orientação prévia que lhes permitisse ter ciência de informações necessárias, como, por exemplo, locais de saída e localização no ambiente.

Em sua justificativa, Paulo Borges diz que é oportuno e necessário disciplinar a acessibilidade aos deficientes visuais, considerando as suas limitações e as circunstâncias que impõem uma atenção especial, não como privilégio, mas como forma de assegurar direitos elementares.