Motoristas cancelam greve prevista para hoje e participam de audiência de conciliação no TRT-GO

Está marcada para as 14 horas desta segunda-feira (15), audiência de conciliação em dissídio coletivo de greve dos motoristas do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia. Durante assembleia realizada na manhã deste domingo (14) a categoria decidiu adiar a greve que estava prevista para iniciar nesta segunda-feira e aguardar a realização da audiência no TRT Goiás, que será coordenada pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Breno Medeiros.

O dissídio foi ajuizado na semana passada, de forma preventiva, pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET), após o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Goiás (Sindittransporte) ter anunciado greve a partir desta segunda-feira, 15/8. Na decisão liminar, o desembargador Breno Medeiros reconheceu a legalidade da greve mas determinou que o Sindicato dos trabalhadores mantenha a frota mínima de 70% nos horários de pico e 50% nos horários entre-picos e que não realize manifestações ou atos violadores dos direitos fundamentais, como “operações tartaruga” e interrupção de itinerários, e agendou audiência de conciliação para esta segunda.

A discussão sobre o valor da data-base que reajusta o salário e os benefícios entre a categoria e as empresas do transporte coletivo já dura cinco meses. A proposta do Sindicato das empresas é de reajuste de 5,5%, mas os trabalhadores decidiram em assembleia que o reajuste deve ser de 11,08%. O Sindicato dos trabalhadores alega que a proposta das empresas, equivalente à metade da inflação de 2015, demonstraria perdas aos servidores.