Juiz Wilton Müller é eleito novo presidente da Associação dos Magistrados de Goiás

O desembargador Carlos França, o juiz Wilton Muller e a juíza Mariúccia integram a chapa 2, eleita hoje
O desembargador Carlos França e os juízes Wilton Muller e Mariúccia integram a chapa 2

Em uma votação apertada, o juiz Wilton Müller Salomão foi eleito, nesta terça-feira (8), novo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Lotado em Goiânia, o magistrado administrará a entidade no biênio 2016/2017 ao lado do desembargador Carlos Alberto França, eleito 1º vice-presidente, e da juíza Mariúccia Benício Soares Miguel, 2ª vice-presidente.

Com 227 votos, o juiz foi escolhido para o cargo com a missão de representar os associados junto aos Poderes constituídos, Ministério Público, à sociedade e entidades de classe. Ele venceu o colega Paulo César das Neves, que teve 221 votos.

“Foi uma vitória da democracia, do equilíbrio e da igualdade. Vamos buscar a valorização do associados à Asmego e a justa democratização do Poder Judiciário”, disse Wilton Müller, que promete dar atenção especial às questões administrativas e internas da associação. “A votação apertada mostra que temos de buscar a reforma interna de forma a privilegiar o nosso associado”, ponderou.

Segundo ele, serão priorizadas as questões envolvendo o plano de saúde dos magistrados, o pecúlio e os imóveis da Asmego, que hoje dão prejuízo aos associados, como a pousada da Bahia.

O novo presidente da Asmego toma posse no próximo dia 31 de janeiro. Presidente atual, juiz Gilmar Luiz Coelho comentou a participação dos magistrados nas eleições da associação. “É gratificante ver o engajamento dos associados nesse pleito, que é tão importante para a associação. Desejo sucesso e felicidade ao futuro presidente, na condução dos trabalhos como representante da magistratura”, frisou Gilmar Coelho.

Trajetória
Wilton Müller Salomão, de 50 anos, ingressou na magistratura de Goiás em 1990. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o magistrado possui Master of Business Administration (MBA) em Administração do Poder Judiciário e pós-graduação em Processo Penal. É pós-graduando em Processo Constitucional. Wilton Müller atuou como juiz auxíliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e trabalhou nas comarcas de Quirinópolis, Sanclerlândia e Caiapônia. Foi conselheiro e diretor Administrativo da ASMEGO, ambos os cargos exercidos por dois mandatos.

Carlos Alberto França é mineiro de Campina Verde. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atual diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), o desembargador ingressou no TJGO em 1990. Como juiz de Direito, atuou na região do Entorno do Distrito Federal (DF), nas comarcas de Alto Paraíso, Planaltina e Formosa. Foi juiz auxiliar da CGJGO e diretor do Foro de Goiânia.

Mariúccia Benício Soares Miguel é natural de Goiânia. Formada pela Pontífica Universidade Católica de Goiás, ingressou na magistratura estadual em 1997. Atuou nas comarcas de Hidrolândia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde trabalha atualmente. Com MBA em Administração do Poder Judiciário, possui também especialização em Direito Penal e Processo Civil.

Dentre algumas das principais propostas do grupo eleito para administrar a ASMEGO no próximo biênio estão manter viva a defesa das prerrogativas da magistratura, implementando comissões regionais para prestar apoio imediato e contínuo ao magistrado; exercer gestão intransigente para garantir isonomia e paridade entre magistrados da ativa e aposentados; e intensificar a luta pela democratização do Poder Judiciário, através da conquista das eleições diretas no TJGO, garantindo a participação dos juízes de primeiro grau na escolha dos dirigentes do Tribunal.  Com informações da Asmego