Presídio Sarandi amplia o videomonitoramento no local

A direção do Presídio do Sarandi, unidade prisional da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) em Itumbiara, deu início à instalação de novas câmeras de vídeo no local para complementação do projeto de monitoramento eletrônico do estabelecimento, realizado em parceria com o Judiciário da cidade e o Conselho da Comunidade em Execução Penal do município. São 13 novos equipamentos de alta tecnologia que permitem a monitoração 24 horas.

De acordo com o diretor do Sarandi, Milton Marques de Oliveira, as câmeras instaladas reforçam a segurança contra fugas e entrada de objetos ilícitos no presídio, entre outras vantagens, além de refletir em melhor qualidade de trabalho para os servidores penitenciários. “O monitoramento favorece à constante observação de toda movimentação interna dos detentos, principalmente no pátio do banho de sol, inibindo motim e a criminalidade dentro da unidade”, ressaltou ele. “Também proporcionará aos servidores melhores condições de trabalho com a fiscalização da entrada de pessoas na unidade prisional, sobretudo nas quintas-feiras dia de entrega de alimentação (Cobal) e aos domingos dias de visitas dos familiares”, completou o diretor.
            
O videomonitoramento da movimentação no presídio promoverá também ampla vigilância sobre os presos que trabalham na parte interna do estabelecimento. As imagens poderão ser acessadas pelo diretor do Sarandi em tempo real. A primeira etapa de instalação da monitoração por vídeo no local ocorreu em setembro do ano passado com 12 câmeras. Ao final da instalação desta segunda fase, o presídio terá 25 câmeras instaladas pelo presídio.