Prefeitura de Goiânia ajuda 2,2 mil trabalhadores a se inserirem no mercado

O trabalhador que busca uma colocação no mercado de trabalho pode contar com o apoio da Prefeitura de Goiânia, que por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Setrab), desenvolve ações para promover a qualificação profissional,  e criar alternativas de emprego e renda para a população do município de Goiânia. É à Setrab que cabem a formulação, coordenação e execução das ações de políticas públicas do trabalho, emprego e renda no âmbito municipal. A pasta atua em diversas frentes, na captação e divulgação de vagas, na qualificação, no encaminhamento para o mercado e no estímulo ao cooperativismo.

As ações de captação de vagas são realizadas por meio do Sistema Nacional de Emprego e Renda (Sine), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que em Goiânia funciona na Rua 4, no térreo do Edifício Parthenon Center, no Setor Central. O serviço registra as ofertas de vagas por parte dos empregadores, realizando a intermediação entre eles e os trabalhadores à procura de emprego.

No ano de 2013 foram captadas e oferecidas cerca de 14 mil vagas de emprego. Foram encaminhados ao mercado de trabalho 12.332 trabalhadores. Nesse período, por meio de dos convênios da Setrab com as empresas de Call Center em Goiânia e pelo programa ProJovem Trabalhador, que oferece qualificação social e profissional a jovens entre 18 e 29 anos,  cerca de 8 mil trabalhadores puderam se qualificar.

Só neste ano, foram captadas e oferecidas na capital cerca de 3.350 vagas de emprego e 2.200 trabalhadores foram encaminhados ao mercado de trabalho. Atualmente, a secretaria,  por meio do Sine,  está com  300 vagas de emprego abertas nas seguintes ocupações: atendente de telemarketing, açougueiro, cuidador de idosos, repositor de mercadorias, empregado doméstico, eletricista, padeiro, tapeceiro de veículos, vendedor de serviços, atendente de balcão, auxiliar de linha de produção, auxiliar de almoxarifado, mecânico de manutenção de caminhão a diesel, operador de caldeira, torneiro mecânico, operador de máquinas fixas, entre outras.

Para ser encaminhado ao mercado de trabalho e aos cursos de qualificação profissional , o trabalhador deve comparecer ao Sine, levando ]carteira de trabalho, CPF, RG e comprovante de endereço. Caso atenda ao perfil exigido pelo empregador, é encaminhado ao processo seletivo na empresa.