Goiás vai implantar capacitação profissional e musical no Sistema Socioeducativo

Encontro entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento (SED) e Secretaria Cidadã, realizado nesta terça-feira (16), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, discutiu a implantação do programa de capacitação profissional, técnica e artística, nas unidades do Sistema Socioeducativo de Goiás.

O secretário Francisco Pontes (SED), anfitrião do encontro, e a diretora do Grupo Executivo de Apoio à Criança e Adolescente (Gecria/Cidadã), Luzia Dora, trataram sobre a elaboração do projeto que deve mudar a realidade do socioeducativo goiano. Proposta pelo governador Marconi Perillo, a iniciativa insere atividades e cursos em áreas do setor produtivo e em áreas culturais, como formação musical.

“Estamos dando sequência ao plano de gestão do governador Marconi construiu em Goiás. Fomos capazes de melhorar os índices em todas as áreas econômicas e podemos contribuir também com os índices sociais, por meio de parcerias com outras Secretarias. De forma conjunta, vamos falando a mesma língua. O resultado final, lá no futuro, é o que realmente importa”, declarou Francisco Pontes.

Implantação
A concepção do plano será elaborada pela Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia da SED, por meio do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica, chefiada pela professora Soraia Paranhos. A previsão do Governo de Goiás é que a fase de implantação seja concluída já neste trimestre, iniciando pelas unidades de Goiânia e Anápolis até chegar em todas as instalações socioeducativas.

Em um primeiro momento, equipes das duas secretarias visitarão as unidades que já estariam aptas a receber os cursos. Em Anápolis, por exemplo, o Centro de Internação para Adolescentes (CIAA) já comporta um galpão com capacidade para executar até quatro cursos simultâneos. Mas a primeira visita das equipes será ao Case de Semiliberdade,  nesta quarta-feira (17). Localizada no setor Chácara do Governador em Goiânia, esta nova unidade será inaugurada pelo governo na sexta-feira (19).

Transformação
De acordo com Luzia Dora, o governo se preocupa em inserir todos os eixos básicos exigidos por regulamentação federal, atendendo as responsabilidades em saúde, educação, acompanhamentos de segurança e também em profissionalização. Para este novo conceito, os prognósticos são bastantes positivos.

A diretora do Gecria visualiza que as novas atividades vão ampliar a importância do trabalho de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei. “As leis dizem que devemos transformar esses adolescentes em novos cidadãos. Podemos trazer a eles novos olhares e experiências das que eles estão acostumados e mostrar os valores culturais para que sejam cidadãos melhores”.

Soraia Paranhos acredita na potencialização do ambiente profissional e cultural, principalmente nas situações onde a capacitação pode fazer a diferença. “Gosto do contexto de uma frase que o ex-presidente Barack Obama usou ao tratar do mesmo assunto, onde ele diz que: a música é uma linguagem que chega aos ouvidos onde não conseguimos chegar com palavras. Por isso, vamos procurar todos os meios para transformar essa realidade”.