Empossado, novo defensor público-geral quer ampliar presença da DPE no interior

Domilson Rabelo é empossado defensor público-geral do Estado de Goiás para o biênio 2019/2020

Aumentar a presença da Defensoria Pública do Estado nas comarcas goianas. Esse é um dos principais objetivos do novo defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, empossado solenemente pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) nesta terça-feira (29/1). Na cerimônia realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o novo defensor geral destacou que pretende implementar uma gestão técnica, ética e democrática. O mandato tem duração de dois anos e corresponde ao biênio 2019/2020.

“Hoje, somos 85 defensores. Um número grande se pensarmos que há apenas quatro anos essa Defensoria recebia os primeiros 12 colegas oriundos de concurso. Mas, um número pequeno se pensarmos que ainda temos muitos municípios carentes de assistência jurídica integral e gratuita. Desafio que abraço com o coração aberto e muita coragem, consciente de que inúmeras vozes, fatos e circunstâncias, como também, o texto constitucional, demonstram a importância e a necessidade da presença da Defensoria Pública em cada município goiano”, expôs Domilson Rabelo.

O presidente eleito da Associação Goiana dos Defensores Públicos, defensor público Allan Montoni Joos, destacou o momento de grande felicidade o qual a instituição vive e o relevante papel desempenhado pela Defensoria Pública, na resolução de demandas via judicial ou extrajudicial. Também pontuou o quanto a missão de levar a DPE-GO ao interior é importante, mas desafiadora. Nesse mesmo sentido, o vice-governador do Estado de Goiás, Lincoln Tejota, reconheceu a importância dos diferentes atores para levar a presença do Estado a todas as regiões de Goiás. “O Estado estará ao lado de vocês para fortalecer esse trabalho”, se comprometeu Tejota.

O novo defensor geral ressaltou a grande responsabilidade que assume. “Tenho consciência da responsabilidade que cabe a mim, jovem, na condução de uma Defensoria Pública. Instituição que é considerada a mais confiável dentre as demais que compõe o sistema de justiça, como apontou pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em 2018. Toda a sociedade, especialmente nesses momentos em que muitos estão sem esperança, preocupados com o futuro, precisa ter nas Instituições Públicas o amparo necessário”, afirmou Domilson Rabelo.