Defensoria pede urgência para liberação de moradia para homem que mora embaixo de ponte

O Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), protocolou nesta quinta-feira (7/3) petição no processo administrativo que trata da moradia para José Ananias Ferreira, de 59 anos, que hoje mora embaixo de uma ponte no Setor Campinas, em Goiânia, em companhia de seus 18 cães. No documento, no qual é solicitada a urgência na resolução dessa demanda, foi anexado relatório psicossocial elaborado pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), que evidencia a sua situação de extrema fragilidade do morador em situação de rua.

No documento, o NUDH pontua que “a solicitação se faz para comprovar de forma inequívoca a situação de vulnerabilidade do Sr. Ananias, conforme depreende-se do relatório e fotos anexas. Informamos, por oportuno, que o Sr. Ananias está atualmente debilitado fisicamente, com gesso no pé, problemas respiratórios, além de outros problemas de saúde que foram agravados em decorrência das fortes chuvas, sendo que a delonga no desfecho do acordo piora a sua situação. Além do mais, por morar na rua, tem sofrido constantes ameaças à sua integridade física, psicológica e emocional”.

No dia 22 de fevereiro, em reunião ocorrida na Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), o secretário Henrique Alves se comprometeu em emitir o Termo de Doação de área à José Ananias no prazo de 20 dias. A DPE atua no caso desde o dia 16 de janeiro e tenta solucionar esse problema, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, voluntários e vizinhos de José Ananias.