Conselho Federal da OAB derruba cláusula de barreira para advocacia jovem

O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, na noite desta terça-feira (2), o fim da cláusula de barreira que impedia que advogados com menos de cinco anos de registro na Ordem assumissem cargos de conselheiros estatuais e federais ou de direção dos órgãos do Sistema OAB.

Conselheiro Leon Deniz

Em suas redes sociais, o conselheiro federal por Goiás, o advogado Leon Denis, que participou da votação, comemorou a conquista que, segundo ele, é um marco histórico na OAB.

Antes da votação, nas redes sociais, Leon Denis citou a Carta de Goiânia, redigida durante o Colégio de Presidentes de Subseções que, segundo ele, repudia o projeto de lei que autoriza a efetiva participação da advocacia em início de carreira nas chapas das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO).

“Infelizmente, a articulação e contundente posição política da atual administração da OAB-GO impedia que os colegas com menos de cinco anos de inscrição na Ordem possam compor o Conselho Seccional goiano, uma vez que é contra a derrubada da “cláusula de barreira”, escreveu Leon.

Atuação goiana

Diogo Figueiredo Lopes

Em artigo publicado hoje no Rota Jurídica, no entanto, Diogo Figueiredo Lopes, presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB-GO, porém garantiu que a proposta aprovada ontem foi antecedida de muito trabalho das jovens lideranças da advocacia. Foi objeto de debates no XVIII Encontro Nacional da Advocacia e do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Advocacia Jovem (CAJs). “Depois disso, presidentes das CAJs de todas as seccionais realizaram ato cívico liderado pelo presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem, Alexandre Mantovani, que protocolizou a Carta do Colégio de Presidentes requerendo a inclusão do tema na pauta do CFOAB”, frisou.

Além disso, ele pontou que a advocacia jovem goiana teve papel fundamental nessa luta, pois ainda organizou caravana na sessão do dia 04 de setembro de 2018, quando foi anunciado o compromisso de inclusão na pauta para votação deste mês de outubro.