Arlete Mesquista, primeira mulher a integrar Pleno do STJD, ganha destaque ao defender salário para auditores

A advogada goiana Arlete Mesquita, primeira mulher na história a ocupar o cargo de auditora do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do (STJD), participou do Fórum Brasil Football, realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, em São Paulo. Diversas personalidades do futebol e empresários prestigiaram o evento, idealizado pelo Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) em conjunto com a Global Football Experience.

Arlete Mesquita durante o evento.

Durante o evento foram discutidos temas como O equilíbrio da relação entre atleta, clube e patrocinadores e a diferença na Europa em comparação com o Brasil; A inserção e conhecimento de novas tecnologias disponíveis no mercado; Histórico do Direito de Arena; e O futebol pelo mundo. O evento teve, ainda, a presença do Coordenador de Seleções da CBF, Edu Gaspar, e da representante do governo russo e do Comitê da Copa da Rússia 2018, Elena Krivenkova.

Desde que foi indicada pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) para o Pleno, em julho do ano passado, Arlete tem sido destaque na mídia, justamente por ser a primeira mulher a ocupar a função. Em entrevista recente, concedida ao espnW, a advogada observa que tem um projeto de lei com alterações significativas para a área esportiva e defende que os auditores do STJD sejam remunerados.

“Uma das coisas é proximidade maior dos regionais com o tribunal, e acho que os auditores deveriam ser remunerados. É trabalho. Mas pela estrutura que há hoje, é complexo porque envolve várias questões. Quem arcaria com a remuneração? Como seria feita?”, disse ao espnW.

Também na entrevista, Arlete Mesquita ala sobre o respeito que recebe dos colegas que atuam no STJD, que é predominantemente masculino. Ela afirma que nunca teve problemas com discriminação. Ressalta, ainda, a importância de ser a primeira mulher no Pleno. “As mulheres precisam se posicionar e fazer os enfrentamentos que forem necessários. Mostrar que podem ocupar esse espaço. Espero que eu seja a primeira de muitas e acho que será uma questão de tempo porque temos grandes advogadas atuando nos clubes”, completa na entrevista.

Atuante no Direito Desportivo há 20 anos, Arlete Mesquita fundou o Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado de Goiás (Sinapego) com um amigo, em 2000, e acompanhou a criação da Federação Nacional dos Atletas (Fenapaf). Também já teve papel importante no Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJDGO). A advogada termina seu mandato no STJD em 2020 e pode se reeleger por mais quatro anos.

Nova banca

Recentemente, Arlete Mesquita se uniu como Rodrigo Faria Bastos Campos para formar uma nova banca: o escritório Arlete Mesquita & Rodrigo Bastos Advogados Associados, no Setor Sul, em Goiânia (Rua 103-D, nº 52, Quadra F-24, Lote 02). O estabelecimento, formado por quatro advogados e dois estagiários, além da área administrativa, atende nas áreas do Direito Trabalhista, Administrativo, Constitucional, Cível, Consumidor, Família e Previdenciário.