Advocacia goiana se reúne hoje e amanhã para discutir tecnologias no Direito

A inteligência artificial, a automação de tarefas nas rotinas de advogados e demais operadores de direito, e as inovações tecnológicas mais recentes no meio jurídico estão na pauta de debates do I Congresso de Gestão Jurídica – Centro-Oeste. O evento ocorre nesta quinta (7) e sexta-feira (8), no auditório Eli Alves Forte, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), em Goiânia.

As palestras e mesas redondas abordarão, ainda, temas como empreendedorismo, inovação e tecnologia na advocacia. A intenção, segundo os organizadores, é de fomentar discussões que evidenciem as novas dinâmicas para a atuação dos advogados.

Professor e advogado Carlos André Nunes

Uma das participantes mais esperadas do Congresso é a italiana Monica Simionato, que ministrará a palestra sobre “Liderança e as Duas Velocidades da Advocacia”. Autora do livro “Liderança para Advogados, Consultoria Organizacional”, Monica atualmente mora nos Estados Unidos e realiza treinamentos para diversas empresas do mundo inteiro.

Para falar sobre “Comunicação Estratégica na Advocacia”, subirá ao palco do evento o advogado e professor Carlos André Pereira Nunes – CEO do Instituto Carlos André, uma das instituições mais reconhecidas em treinamentos de língua portuguesa e redação em Goiás.

Simone Salomão, uma das pioneiras da Gestão Jurídica no Brasil e Diretora na Totvs; Bruno Feigelson, o presidente da AB2L e CEO do Sem processo; Antônio Abdala – Presidente da CESA de Minas Gerais; Luis Otávio Camargo Pinto – Conselheiro do CESA e Presidente do Sinsa – Sindicato das Sociedades de Advogados do Rio de Janeiro e São Paulo; Samantha Albini criadora do método Controladoria Juridica e professora IPOG também fazem partes da lista de palestrantes de peso do evento.

Inteligência artificial

Caio Santos é CEO da Aviso Urgente

Especialista em tecnologia jurídica e um dos palestrantes do congresso, Caio Santos ressalta a necessidade de se discutir entre os operadores do direito a inteligência artificial e seus reflexos no universo jurídico, um dos assuntos que serão levados a cabo no evento. “Em vários pontos já é uma realidade. O assunto é alvo de pesquisas e projetos em diferentes segmentos, incluindo áreas antes não pensadas, como direito e jornalismo. Para nós, que estudamos o processo de inteligência artificial, é nítido que uma revolução no direito está em curso”, diz Caio Santos, CEO da Aviso Urgente.

A prática da mediação e conciliação também está na pauta do congresso. Essa modalidade de solução de conflitos na via extrajudicial é recomendada pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em razão do potencial que tem de evitar a abertura de novos processos judiciais, num Judiciário que já possui quase​​ 80 milhões de ações para solucionar. O I Congresso de Gestão Jurídica – Centro-Oeste é realizado pela OAB-GO, através da Comissão Especial de Inovação e Gestão; e pela Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).

Pacificação

Um novo olhar sobre a advocacia. É o que defende a advogada Miriam Veiga, que nesta sexta-feira será uma das palestrantes do I Congresso de Inovação e Gestão Jurídica do Centro-Oeste. O tema será a prática da negociação na advocacia – mediação e conciliação. “Hoje precisamos de uma abordagem menos combativa, em que a solução de um caso seja possível, sem necessariamente propor uma ação ou dar seguimento a uma ação”, diz a especialista em gestão de conflito. A mesa redonda começa às 11 horas.