TJGO implanta rede de internet sem fio

A presidente da Comissão de Informatização do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) , desembargadora Beatriz Figueiredo Franco informa que já está disponível o acesso às redes sem fio (wifi) no prédio do TJGO e dos Fóruns de Goiânia. A iniciativa visa a permitir que os usuários possam acessar a intranet e internet em qualquer lugar das edificações.

Nesta primeira fase do projeto, foram contemplados os prédios do Tribunal de Justiça/Fórum (Av. Assis Chateaubriand e Rua 10, Setor Oeste), Anexo I (Prédio da Rua 19/ Setor Oeste) e Anexo II (Prédio da Engenharia e Arquitetura/Setor Oeste) do Tribunal, e também o prédio Fenelon Teodoro Reis (Jardim Goiás). Estão sendo instaladas 150 antenas de rádio em todas estas localidades e a previsão é de que esta fase do projeto seja concluída em dezembro deste ano. Inicialmente, o acesso está restrito aos magistrados e servidores.

A implantação da rede sem fio deve propiciar a produtividade dos usuários e promover economia – já que não será mais necessário construir instalações físicas para se ampliar os pontos de rede. A nova tecnologia também será benéfica no que se refere à mobilidade, pois será possível, ao usuário, utilizar o smartphone, tablet ou notebook nos andares do prédio, sem perder o acesso quando transitar entre salas ou andares.

Duas redes estão disponíveis: a TJGO-Corporativa e a TJGO-Mobile. O acesso se dará de modo personalizado, com senha individualizada, o que permitirá a aplicação de políticas de segurança. A rede TJGO-Corporativa é destinada aos usuários que necessitam fazer uso do notebook e intranet. Já a TJGO-Mobile é destinada aos dispositivos móveis como smartphones e tablets, sem acesso à intranet. Em ambas as redes é possível o acesso à internet, porém, neste momento não serão liberados os acessos às redes sociais (whatsapp, facebook, twitter, instagram, etc) e conteúdos que contenham streaming de vídeo. A aquisição de um equipamento de segurança do tipo Next Generation Firewall/IPS permitirá que este tipo de conteúdo seja liberado futuramente.

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJGO estabeleceu as diretrizes de uso da rede da comunicação de dados sem fio. Manuais de configuração estão disponíveis no Portal da intranet, além de um FAQ para esclarecimentos de dúvidas.

A iniciativa está alinhada às metas e objetivos estratégicos do Plano Estratégico 2013-2015 do TJGO, cuja intenção é garantir ainda mais avanços na modernização do Poder Judiciário goiano, permitindo, assim, que a sociedade tenha acesso célere e eficiente aos serviços judiciais.