Segundo dia do Congresso do IGT aborda questões atuais da Justiça Trabalhista

Seguindo as discussões temáticas da programação do 20º Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho (Congresso do IGT), a proposta do segundo dia do evento, na quinta-feira (5), é ampliar o debate. A previsão é reforçar a proposta comemorativa dos 20 anos de realização do Congresso, revisitando temas que não perderam a atualidade, e também abordar assuntos inéditos com palestrantes que tragam novas visões da área jurídica trabalhista.

Sob esta perspectiva, no segundo dia, o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Ituiutaba (MG) e mestre em Teoria Crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, Marco Aurélio Marsiglia Treviso, inicia os trabalhos, às 9h, com a palestra Limbo Previdenciário: O Impasse entre a Alta Previdenciária e não Autorização de Retorno pelo Empregador. Em seguida, o juiz titular da Vara do Trabalho de Quirinópolis (GO), Platon Teixeira de Azevedo Neto, discute A Aplicação das Premissas do Trabalho Decente pelos Tribunais.

A programação prevê intervalo para almoço das 12h às 13h30 e retorno às 14 horas com a palestra Terceirização Simbiótica, Utopia Realizável, ministrada pelo subprocurador geral do Trabalho Edson Braz da Silva. Questões polêmicas sobre condutas antissindicais também serão abordadas. Às 15h30, o juiz titular da Vara do Trabalho de Salvador (BA), mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha, Luciano Dorea Martinez Carreiro, discute o assunto.

Após intervalo, os participantes do Congresso acompanham a última palestra do dia, às 17h30. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região Ricardo Tadeu Marques da Fonseca ministra a palestra A Defesa dos Grupos Vulneráveis: O Direito do Trabalho como Instrumento de Lapidação do Processo Civilizatório. A previsão de encerramento do segundo dia do evento é às 18h30.

Informações gerais

A 20ª edição do Congresso Goiano de Direito e Processo do Trabalho ocorre dos dias 4 a 6 de junho. O evento é uma realização do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18) e com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. O tema central, os 20 anos de história, desenvolve-se em homenagem à professora Maria Nívia Taveira Rocha, que presidiu o IGT no triênio 1996/1998.

Neste ano, o Congresso será realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), localizada na Rua 72, no Jardim Goiás. Para mais informações sobre o evento, entrar em contato pelos telefones 62 3215-2076 ou 32152649, ou pelo endereço de e-mail contato@igt.org.br.  (Geovana Nascimento)