“Queremos uma OAB que não se imiscua em políticas partidárias”, afirma Paulo Teles

O advogado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Paulo Teles, se reuniu com advogados nesta quinta-feira (10),  no auditório da Associação Comercial Industrial e de Serviço do Estado de Goiás (Acieg) para discutir a formação da  chapa OAB com Respeito, que concorrerá às eleições da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). Durante o evento, que reuniu, segundo os organizadores, cerca de 200 pessoas,  Paulo Teles ressaltou como deve ser a OAB caso seja eleito nas eleições do dia 27 de novembro.

“É preciso garantir o brilho do exercício do advogado. Queremos uma OAB  que não se imiscua em políticas partidárias e nem se coloque a serviço de qualquer governo; que saiba exercitar na plenitude da transparência para não cair na obscuridade, sabendo se manter próspera, sem onerar o advogado. Se fazendo mais próxima, atuante e acessível. E que desperte no advogado o desejo de participação de seus quadros, os encorajando e trabalhando com práticas saudáveis”, afirmou o pré-candidato à presidência da Ordem .

Para garantir sua eleição, Paulo Teles falou ao Rota Jurídica que deve utilizar as redes sociais e o contato pessoal para levar suas propostas aos advogados. Ele garante que, para isso, percorrerá todo o interior do Estado para conversar com os colegas. Apesar disso, ele garante que a campanha dele será “econômica, sem ostentação e nem gastos excessivos”. Isso, segundo ele, para viabilizar candidaturas de quem encontra dificuldade de acesso à disputa aos  cargos de conselheiro seccional.

Conforme Paulo Teles, nas últimas eleições, cada um dos candidatos ao Conselho Seccional não gastou menos do que R$ 25 mil para participar do pleito.  “Vamos viabilizar candidaturas sem esses gastos grandiosos”, disse, citando que já tem sua chapa quase pronta. Um dos integrantes, segundo ele, é o colega José Bezerra.

Presentes lembram história do advogado e ex-desembargador

Durante o encontro de ontem, amigos, apoiadores e admiradores tiveram a oportunidade de relatar os momentos importantes da carreira do advogado e ex-desembargador. Paulo Gonçalves, advogado de Santa Helena, lembrou do ano de 1997, quando Paulo Teles foi indicado pelo Quinto Constitucional para representar a Ordem no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, onde ficou por 15 anos. “Paulo Teles sempre foi advogado e em dados momentos esteve exercendo magistrado, onde nos representou muito bem a Ordem dos Advogados do Brasil. Ele foi emprestado da advocacia para o judiciário e só honrou a nossa classe”.

Em um telão, fotos históricas retratavam acontecimentos da Ordem, entre elas, o ato de posse da área da atual sede da OAB/Goiás, quando Paulo Teles esteve presente. “Essa foto representa a luta classista, e por si só, já mostra que a sua campanha será construída em cima de um olhar para o advogado, até porque, essa é sua profissão, a qual você se dedicou por 23 anos, além de ter sido vice-presidente da OAB”, relatou Colemar Moura.

Entre os vários nomes respeitados da advocacia goiana que falaram em seguida, estava o jovem advogado Thiago Borges que lembrou dos momentos de preocupação em que buscava pelo auxílio de Paulo Teles. Segundo ele, os novos advogados precisam serem representados por alguém que conheça suas necessidades, e, que para isso, tenha humildade e simplicidade, assim como teve quando presidente do TJ-GO, para receber um escrevente.