Procon Goiás cria cartilha com foco no fornecedor

O papel do Procon Goiás, assim como o de todos os órgãos de defesa do consumidor, é defender quem compra um produto ou contrata um serviço, mas também é de orientar o outro lado da relação conumerista: o fornecedor.

No caso de Goiás, já existe uma unidade Vapt Vupt específica para este tipo de atendimento, onde estão os disponíveis, por exemplo, serviços prestados pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), Procon Goiás, entre outros.

A necessidade de um atendimento diferenciado fica ainda mais clara diante dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT): cerca de 58 mil empresas foram abertas em Goiás somente este ano, somando mais de 556 mil unidades ativas no Estado.

No Vapt Vupt Empresarial, o  órgão estadual de defesa do consumidor oferece um atendimento personalizado ao fornecedor/consumidor pessoa jurídica. Este deve ser agendado com antecedência para que seja eficiente e ágil. Durante o atendimento o fornecedor recebe orientações que vão desde a criação da empresa até o comportamento adequado em respeito a legislação consumerista.

Na prática o Procon Goiás deixa claro o que é permitido e o que não é permitido de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, o órgão oferece gratuitamente material educativo que está disponível aqui.

Histórico
O Vapt Vupt Empresarial foi inaugurado pelo governador Marconi Perillo no dia 19 de novembro de 2012. A unidade conta com 54 colaboradores. Ela se destaca pelo pioneirismo, por prestar serviços diferenciados para quem pretende abrir uma empresa.