Acabe com a falta de produtividade no trabalho

As constantes transformações do mercado de trabalho exigem esforço cada vez maior do trabalhador para que consiga acompanhar o ritmo com que as novidades aparecem. A produtividade é meta para todo bom profissional que queira se manter empregado, mas ela também é um problema. As informações são do jornal O Hoje.

Atrasar a conclusão de tarefas pode trazer uma série de consequências além do incômodo de estar com algo pendente, quando uma demanda ultrapassa o prazo de finalização, acaba prejudicando futuras atividades, causando um acúmulo maior de pendências. O problema, no entanto, pode ser debelado desenvolvendo habilidades simples, mas que exigem esforço, como mudança de alguns hábitos.

A falta de rendimento pode acontecer um dia ou outro, de forma isolada. Porém, se este problema ocorre em um período prolongado, deve-se eliminar os vilões que rondam e atrapalham a eficiência. A orientação é do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC Coaching), que apresenta algumas dicas para melhorar e aumentar a produtividade.

O primeiro passo começa assim que se chega ao trabalho. É importante, nesse momento, já ter em mente o que deve ser feito durante o dia de trabalho. Mas essa atitude deve ser tomada com uma dose de planejamento e clareza da rotina, fundamentais para um dia sem maiores surpresas e problemas. Isso vale para todos os níveis profissionais.

No nível executivo, deve haver moderação no número de reuniões. Se for necessário tê-las, devem ser breves e objetivas. Planejar a pauta com antecedência e montar um cronograma é um bom começo para transformar uma reunião demasiadamente demorada em algo organizado, objetivo e eficaz.

As distrações estão na lista dos principais problemas. Nesse caso, é importante eliminar tudo o que possa ser distração no dia a dia profissional. Manter o foco no trabalho é fundamental, assim, “brincar” com o smartphone, visitar páginas na web que não são relevantes no momento e conversar com os colegas de trabalho podem ser deixados para os intervalos.

O desânimo é um grande inimigo da produtividade. Exercícios físicos regularmente e alimentação saudável podem reverter essa situação. Em momentos de pausa durante o dia, é bom sair ver o sol e relaxar um pouco.
Para a consultora de Recursos Humanos, Lorena Azevedo, a preocupação com a produtividade do trabalho é consensual. “Sem distinção entre estágio de desenvolvimento, posição ou cargo ela castiga a todos e está no topo da lista de prioridades”.

Desafio
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), publicou recentemente um relatório sobre o aumento da produtividade do trabalho no Brasil, no longo prazo, e disse que esse é o maior desafio no País. “A produtividade brasileira permanece estagnada desde a década de 1980, com pequenas recuperações nos últimos dez anos”, disse o ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Marcelo Neri, com base no relatório Determinantes da Produtividade do Trabalho.

De acordo com Neri, que também é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país está próximo do pleno emprego e precisa ganhar mais produtividade para garanir o crescimento sustentável. “Agora quase todo o aumento da renda trabalhista vem pelo efeito salário com redução na quantidade de trabalho. Isso pode ser um sinal de limite, talvez torne a sociedade menos competitiva”, declarou.