A Prefeitura de Goiânia denuncia, nesta quarta-feira (21), à delegacia da Receita Federal, a existência de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF’s) fraudulentos que citam a prefeitura da Capital como cedente de valores que, se pagos pelos contribuintes, serão creditados em uma agência bancária em nome de pessoa física. O boletim de ocorrência será registrado após a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) receber cópia de uma DARF que cobra de uma empresa na Vila Abajá o pagamento de R$ 313,74.
A fraude foi informada ao Paço por meio de um escritório de contabilidade que recebeu e-mail de um cliente pedindo checagem da cobrança. “Ele estranhou o fato de receber um DARF, que é um documento fiscal de caráter federal, que informa a prefeitura como cedente. Além disso, não encontrou no Simples Nacional qualquer tipo de informação sobre essa cobrança. Por isso, entrou em contato com o contador, que imediatamente nos acionou”, conta a superintendente de Administração Tributária, Vera Sotkeviciene.
Além de emitir em nome da prefeitura um documento fiscal de caráter federal, a DARF informa como cedente um número bancário de pessoa física. A conta é do Banco do Brasil. “Pedimos que os cidadãos que receberam documentos deste tipo não os paguem e procurem imediatamente a delegacia da Receita Federal, que vai apurar a fraude”, afirma o secretário municipal de Finanças, Stenio Nascimento. Os documentos foram remetidos via Correios.