Partes e advogados dão nota 8 aos serviços prestados pelo TRT-GO

De acordo com os resultados da 7ª Pesquisa de Satisfação de Clientes, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) entre os meses de junho e julho, advogados e partes deram a nota média 8 aos serviços prestados pelo Tribunal. A pesquisa foi realizada nas Varas do Trabalho, no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania e nas salas da OAB e da Agatra. No total, 1767 pessoas (301 advogados, 656 empregadores e 810 trabalhadores) responderam a um questionário estruturado sobre os mais diversos serviços prestados pelo Tribunal, como PJe, prestação jurisdicional, atendimento ao usuário e grau de confiança e satisfação, dentre outras questões.

O objetivo da pesquisa foi mensurar o índice de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados pelo TRT Goiás. Essa avaliação vai possibilitar ao Tribunal identificar as necessidades de cada público, o grau de confiança na Justiça do Trabalho goiana e o grau de satisfação com os serviços prestados. Além disso, os dados obtidos vão servir de apoio às decisões gerenciais quanto a investimentos, capacitação, melhorias diversas em relação aos canais de comunicação, formas de atendimento, ações corretivas e preventivas.

Resultados
A amostra de advogados que participaram da pesquisa foi composta de 60% de homens e 40% de mulheres, com faixa etária predominante entre 26 e 34 anos, dos quais 43% atua na Justiça Trabalhista há mais de 7 anos. Os serviços mais bem avaliados pelos advogados foram Portal do TRT-GO, Consulta de Pauta, TRT-Push, Consulta Processual e Emissão de guias de depósito judicial, respectivamente. Por sua vez, cerca de 56% dos respondentes demonstraram-se insatisfeitos com a rede pública sem fio e 31% com as salas da OAB nas Varas do interior de Goiás.

Quanto ao Processo Judicial Eletrônico (Pje), com exceção da Consulta Processual e da Habilitação nos Processos, os itens avaliados não atingiram um bom nível de satisfação (superior a 60%) entre os advogados respondentes. O grau de satisfação geral em relação ao PJe, em uma escala de 0 a 10, foi de 6,15. Já quanto ao grau de satisfação geral em relação aos serviços prestados pelo 1º grau (Varas do Trabalho), a média alcançada foi de 7,29; já no segundo grau foi de 7,5.

Na avaliação da rapidez na tramitação dos processos em 2016, 42% das partes (trabalhadores e empregadores) consideraram bom e 28% consideraram ótimo. Também com relação à avaliação da rapidez e facilidade de acesso às informações, o índice de satisfação foi alto, 46% considerou bom e 37% acharam ótimo. Quanto à acessibilidade no Tribunal para pessoas com deficiência, 83% avaliaram as instalações do Tribunal entre bom e ótimo.