Nova lei permite desembarque de passageiros fora do ponto em Goiânia

Com 18 votos favoráveis e dois contra, a Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia derrubou o veto do prefeito Paulo Garcia (PT) ao projeto de lei da vereadora Cida Garcêz (SDD) que permite o desembarque de passageiros fora dos pontos fixos entre às 23 horas e às 4h30 no transporte coletivo de Goiânia. A mudança beneficia principalmente trabalhadores da madrugada que poderão solicitar a parada do ônibus em qualquer local desde que seja respeitado o itinerário da linha.

Com a lei em vigor, a medida irá atingir todas as linhas da Capital que funcionam até a meia-noite e também os itinerários 950 – Circular Setor Marista/Veiga Jardim/ Garavelo; 951 – Circular Setor Marista/Novo Horizonte/Garavelo; e 952 – Pedro Ludovico/Setor Bueno/Parque Atheneu, que funcionam entre 1h e 4h da manhã. Em até 15 dias a lei deve ser publicada no Diário Oficial do Município e depois disso serão contados 90 dias para a nova regra ter validade.

Ao se posicionar pela derrubada do veto, Cida Garcêz destacou a importância dessa medida como prevenção à prática de crimes, como assaltos e até estupros. Alegou ainda que a lei não gera gastos para Executivo municipal e nem para as empresas de ônibus, já que os veículos não sairão do itinerário. “Várias capitais do País já tem lei semelhante. O ônibus parando um pouco mais próximo da casa do usuário, você está evitando que ele percorra grandes distâncias a pé e assim diminui a possibilidade de um assalto ou qualquer outro crime. E outra, nesse horário há poucos passageiros, não é uma medida que vai atrasar a viagem”, sublinha a vereadora.

Durante a sessão, também foi mantido veto integral do Prefeito ao autógrafo de Lei, oriundo de PL apresentado pelo vereador Tayrone Di Martino (PSDB) que garante ao aluno da educação básica da rede municipal de ensino vaga na escola mais próxima da sua residência.