Movimento Renovação e Atitude discute a transparência na OAB-GO

Seleções públicas para a contratação de funcionários e empresas prestadoras de serviço e divulgação detalhada da prestação de contas no Portal da Transparência. Estas foram duas das propostas discutidas pelo advogado Marcos César Gonçalves, do movimento Renovação e Atitude, durante encontro com advogados em início de carreira no início da noite de quarta-feira (30). O bate papo aconteceu no Escritório de Debates do movimento, que é liderado pelo advogado Lúcio Flávio de Paiva, pré-candidato a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
“Dentre todas as propostas que temos, as principais são as seleções públicas para a contratação tanto de funcionários quanto de empresas que prestam serviços e realizam obras para a Ordem. Isso é um ponto chave para transparência. Hoje eu não sei dizer se existe algum tipo de critério para a contratação dos recursos humanos ou dos prestadores de serviços, como limpeza, por exemplo”, comentou Marcos César.
 
O advogado, que coordena a elaboração do Plano de Governo de Lúcio Flávio, salientou que não é intenção da pré-candidatura substituir o corpo de colaboradores já existente, e sim viabilizar as seleções públicas de acordo com novas demandas.
 
Outro item destacado por Marcos César é a clareza na prestação de contas. Atualmente, a diretoria da OAB-GO exibe os dados financeiros da instituição em um relatório genérico no Portal da Transparência, diz, em que não há qualquer possibilidade dos advogados conseguirem acompanhar de maneira específica quais são as despesas que a seccional possui.
 
“A forma mais transparente é a transferência simultânea de todas as informações de maneira detalhada para o Portal da Transparência, pois assim todos nós teremos condições de fiscalizar diuturnamente. No fim de ano, teremos um relatório geral, mas no dia a dia poderemos fiscalizar automaticamente de acordo com a realização dos gastos”, pontuou Marcos César.