DPE-GO presta assessoria jurídica durante a 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ 2023 de Goiânia

Em consonância com o tema “Transfobia mata! Acolher, Proteger e Respeitar”, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) marca presença na 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ 2023 de Goiânia, que acontece no próximo domingo, 25 de junho. Durante todo o evento, a DPE-GO disponibilizará uma Van de Direitos em que serão oferecidas orientações jurídicas à população LGBTQIAPN+.

Com concentração a partir das 12 horas, no anel interno da Praça Cívica, o evento terá a presença da Van dos Direitos da Defensoria Pública, que ficará posicionada na praça, em frente a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Instituição integra o evento por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH) e do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem). As principais orientações serão a respeito de demandas sobre direito ao uso do nome social, retificação de prenome e gênero, direito à cirurgia de transgenitalização e terapias hormonais, direito de constituir família por meio de casamento ou união estável, entre outros.

A equipe da DPE também fará a distribuição de cartilhas com a temática LGBTQIAPN+, promovendo educação em direitos. A Parada percorrerá o conhecido “manto de Nossa Senhora”, passando pela Avenida Araguaia, Avenida Paranaíba e Avenida Tocantins, retornando ao ponto de partida.

Histórico

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é comemorado no dia 28 de junho, motivado por episódios de confrontos entre manifestantes e policiais nos Estados Unidos, em Stonewall, Nova Iorque, no ano de 1969. A partir de então, em todo o mundo, passaram a ser realizadas Paradas do Orgulho LGBTQIAPN+, que são manifestações políticas, culturais e sociais da sociedade civil, que reivindicam direitos.

Em Goiânia, a Parada é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT e a primeira aconteceu em 28 de junho de 1996, como um manifesto contra a opressão e a discriminação aos homossexuais. Naquele ano, mobilizou um número pequeno de militantes, apenas nove, e mais de 40 policiais. O manifesto consistiu na emissão de palavras de ordem junto ao Monumento das Três Raças, na Praça Cívica.

A participação da Defensoria Pública do Estado de Goiás na 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ reforça o compromisso da instituição com a promoção da igualdade, inclusão e respeito à diversidade, assegurando o acesso à justiça para toda a população.