Consultor lança livro em que dá dicas para modernizar gestão de escritórios de advocacia

Publicidade

Como a gestão de um moderno escritório de advocacia precisa estar profissionalizada para atender as demandas internas e estar alinhada com a nova economia, respeitando a peculiaridade de cada atividade? O novo perfil de gestão para escritórios de advocacia é o mote do livro “Gestão Jurídica – perguntas e respostas que levarão seu escritório a um desempenho superior”, do consultor Sebastião Oliveira Campos Filho, que há 20 anos atende vários segmentos de negócios, e já atuou com mais de 70 bancas jurídicas, várias delas listadas nos rankings do setor.           

O livro, publicado pela Ás Editorial,  mostra como solucionar os maiores desafios dos escritórios de advocacia: prospecção de clientes, controle financeiro, retenção de talentos, fortalecimento da marca, incorporar inovação e tecnologia.           

“Nesses 20 anos de consultoria, muita coisa mudou, mas nada se assemelha aos últimos três anos, um pouco antes da pandemia, quando a digitalização já estava mudando o cenário de gestão. Chegada das startups, a mudança nas demandas de gestão de pessoas, a necessidade de ter um plano de carreiras aliada à educação continuada e uma pegada empreendedora. Os escritórios tradicionais sofrem um impacto maior porque precisam romper com crenças e culturas arraigadas. Os escritórios médios e pequenos se adaptam melhor, em especial de advogados que saíram de grandes bancas para formar um escritório mais enxuto e mais especializado. Não existe verdade absoluta, mas apresentamos caminhos que vão ajudar muito na melhoria da performance dos advogados e o reconhecimento de sua marca”, explica o autor Sebastião Oliveira Campos Filho.           

Entre os tópicos do conteúdo, o autor destaca como implantar uma administração estratégica, montar planejamento com análise de resultados, avaliar modelos de remuneração de sócios, quais os ‘softskills’ exigidos para a seleção dos advogados para a banca, como estabelecer os preços de serviços jurídicos com as mudanças do mercado, táticas para fortalecer a marca, como se adaptar às exigências do ESG e valorizar a sustentabilidade como valor.           

“O advogado não recebe treinamento na faculdade para manter seu próprio escritório e fazer gestão, que exige tempo e conhecimento. Nossa experiência resultou em metodologia e um software próprios para ajudar na melhoria significativa do desempenho e retorno financeiro dos nossos clientes. Compartilhar esse conhecimento e expor algumas das soluções fazem parte do nosso propósito e do legado da consultoria para o mercado”, explica Sebastião Oliveira Campos Filho.        

O livro“Gestão Jurídica – perguntas e respostas que levarão seu escritório a um desempenho superior” será lançado no dia 9 de agosto, com prefácio de Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, sócia do Demarest, que ressalta em seu texto que “o mercado estava mudando rápido, precisávamos diversificar os clientes, a equipe queria saber quais eram suas possibilidades de ascensão num escritório familiar e os sócios tinham visões diferentes de futuro. As reuniões com o Sebastião eram quase uma sessão de terapia e, aos poucos, fomos conseguindo transformar problemas em planos de ação”.