Visto EB-2 NIW – Um Green Card ao alcance de muitos profissionais

Para a maioria das aplicações EB-2, os peticionários precisam de uma oferta de emprego permanente e uma certificação de trabalho aprovada. No entanto, um NIW solicita que esses requisitos sejam dispensados em nome do “interesse nacional dos Estados Unidos”, permitindo assim que um candidato se inscreva para esse status sem uma certificação de trabalho ou uma oferta de emprego de um empregador dos EUA. 

Para se qualificar para uma petição NIW, um beneficiário ou candidato deve ter um “grau avançado” ou “habilidade excepcional” nas ciências, artes ou negócios. O beneficiário também deve demonstrar de forma persuasiva que o esforço proposto tem mérito substancial e importância nacional; que ele ou ela está bem-posicionado para avançar neste esforço; e que, portanto, seria benéfico para os Estados Unidos renunciar aos requisitos padrão de uma oferta de emprego e certificação de trabalho. Embora cada caso NIW seja julgado com base em seus méritos individuais, o ônus da prova recai sempre sobre o requerente ou beneficiário para estabelecer que a isenção da certificação de trabalho será do interesse nacional dos Estados Unidos.

Mesmo se o beneficiário não tiver empregador, ele ou ela pode entrar com uma petição NIW em seu nome. Alternativamente, um empregador dos EUA pode apresentar uma petição NIW em nome de um estrangeiro. Além disso, o beneficiário pode arquivar outras petições de imigração nas categorias apropriadas ou relacionadas, como uma petição EB-1A, enquanto uma petição NIW está pendente.

O processo Green Card através do visto EB-2 NIW é complexo e, às vezes, um pouco complicado. Recomendamos que você procure a ajuda de advogados de imigração especializados.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.