Eficiência na produtividade, um comparativo entre Brasil e Estados Unidos

Entenda por que a produtividade no Brasil não cresce e nos Estados Unidos, mesmo com Trump, a economia explode em crescimento.

Por algum tempo o Brasil viveu o momento em que faltava mão de obra qualificada, o emprego aumentava, mas a “produtividade” não aumentava.

Enquanto isto nos Estados Unidos um trabalhador produzia o mesmo que quatro brasileiros. Dados da entidade americana de pesquisas ConferenceBoard mostram que os funcionários de empresas brasileiras produziram em 2013 uma média de US$ 10,8 por hora trabalhada. Trata-se da menor média entre países latino-americanos.A chilena foi de US$ 20,8, a mexicana, de US$ 16,8, e a argentina, de US$ 13,9.

Além disso, a mesma entidade registrou um crescimento no índice de produtividade brasileiro de apenas 0,8% no ano passado, após uma queda de 0,4% em 2012. Como base de comparação, o índice chinês teve alta de 7,1% no mesmo período.

Produtividade do trabalho é um indicador que dá a medida da eficiência do trabalho em cada lugar.

Simplificando bastante, poderíamos dizer, por exemplo, que se no Brasil cada trabalhador produz 100 sapatos por mês, nos Estados Unidos cada um produz 200, a produtividade no setor calçadista americano é o dobro da brasileira – embora na prática a questão seja muito mais complexa

Então por que um trabalhador no Brasil produz menos que um nos Estados Unidos, no Chile, Coreia do Sul ou Espanha?

Estamos tomando cafezinho demais, ignorando prazos para entrega de resultados e trocando muitas“figurinhas” nos horários em que deveríamos estar produzindo. Tudo isto enquanto as empresas Americanas estão produzindo. Outro agravante para este fato é que temos leis trabalhistas que não nos deixam evoluir ou avançar.

Do lado oposto da moeda, a Administração Trump tem buscado reduzir os regulamentos em diversos setores da economia.  Se correto ou não, Trump tem, no mínimo, levantado entre os empresários a esperança de que o “Buy American” se torne uma realidade e os americanos comprem mais produtos MADE IN USA.

O caminho para a internacionalização de uma empresa via Estados Unidos, passa por um planejamento que somente os experts poderão mostrar.  Um PLANO DE NEGÓCIOS, um ALVO A ATINGIR, um projeto de ADEQUAÇÃO ÀS LEIS AMERICANAS deve ser conduzido através de um escritório de advocacia com ênfase em internacionalização de empresa e imigração de executivos e funcionários especializados.

Planeje, prepare-se, adeque-se e conquiste novos mercados.