Pensando em se mudar para os EUA? Você possui mais alternativas do que imagina

Entre tantas possibilidades que comumente resultam em êxito, há oportunidades baseadas em investimento, em trabalho ou ainda opções relacionadas à família. Aqui listamos algumas categorias de visto para você poder entender quais são suas reais oportunidades.

Investimento

  • O Visto E-2, também conhecido como o ‘Visto de Investidor Temporário’, permite que cidadãos de determinados países recebam um visto de dois anos que poderá ser renovado por tempo indeterminado. (*o Brasil não se enquadra na lista de países, porém, os brasileiros com dupla cidadania podem aplicar com o passaporte estrangeiro). Um dos critérios de classificação do E-2 é sob a apresentação de um bom plano de negócios e evidências legais da fonte de renda. O valor do investimento é relativamente baixo – comparado com outros vistos de investidor – podendo ter um valor inicial médio de U$ 50 mil, por exemplo. O cônjuge poderá ter autorização para trabalhar e filhos menores de idade poderão estudar em escola americana.

*Confira a lista dos países que mantêm o acordo comercial com os EUA aqui

  • O Visto EB-5, também conhecido como “Visto de Investidor Permanente”, permite que cidadãos estrangeiros pleiteiem a residência permanente, ou Green Card, através de um investimento mínimo de U$500 mil e, entre outros requisitos, conduza a criação de dez postos de trabalho em período integral para cidadãos americanos. Os investimentos podem ser feitos em negócios próprios ou através das oportunidades disponíveis nos Centros Regionais que participam do Programa.
  • Visto L-1, voltado para empresários/executivos que vão atuar em filiais de empresas brasileiras nos EUA. É um visto de imigração temporária, renovável por 05 anos, após os quais poderá ser alterado para um Green Card. A empresa sponsor deve gerar empregos e impostos na contrapartida dos vistos.

Trabalho

  • O Visto EB-2 é voltado para os profissionais que possuem graduação avançada ou algum tipo de habilidade excepcional em sua área de atuação ou campo acadêmico. Alguns exemplos: atletas, cientistas, artistas, engenheiros, jornalistas, etc. Para os pós-graduados, é necessário apresentar a documentação exigida pelo programa, além de cartas dos empregadores mostrando pelo menos 5 (cinco) anos de experiência no setor. Uma técnica ou metodologia inédita; mestrado ou outros títulos acadêmicos; e títulos e condecorações – tudo comprovadamente reconhecido por entidades profissionais; são alguns dos fatores incluídos nesse programa.
  • O Visto EB-3 é basicamente um pedido de visto permanente baseado em emprego. Além dos profissionais capacitados, o programa também inclui oportunidades para “outros trabalhadores”, que requer apenas uma qualificação de dois anos de experiência. Sob essas condições, no momento há grandes oportunidades para enfermeiros e fisioterapeutas que estejam dispostos a trabalhar e morar nos EUA.

Família

  • Há dois tipos de Vistos relacionado à família:
    • Os vistos para parentes imediatos são baseados nos membros diretos da família (cônjuge, filhos solteiros menores de 21 anos, e os pais) com cidadania americana, onde não há limite de número de imigrantes por ano.
    • Os vistos de preferência familiar são voltados para parentes específicos de um cidadão americano ou que possui o Green Card (irmãos, filhos solteiros maiores de 21 anos, filhos casados de qualquer idade). Nesse caso há limite no número de imigrantes por ano, de acordo com a categoria e o país de origem.
  • O Hardship Waiver (parte do Programa de Isenção Provisória) aplica-se àqueles que alegam extrema dificuldade para seus parentes americanos caso eles sejam negados para entrar nos EUA ou deportado dos EUA. Um exemplo comum é o pai ou a mãe de uma criança americana que esteja ilegal no país e está passando por uma situação de deportação ou tentando entrar nos EUA.

Esses são apenas alguns exemplos disponíveis para você e sua família terem a oportunidade de imigrar para os EUA, suas decisões devem ser baseadas em circunstâncias reais. Você sempre deve consultar um advogado de imigração qualificado que possa lhe auxiliar e apresentar as melhores opções dentro do seu perfil.

Mara Pessoni

Law Offices of Witer DeSiqueira

 

 

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.