Sistema permite o controle da gestão de escritórios jurídicos de qualquer lugar que tenha acesso à internet

Wanessa Rodrigues

A gestão de escritórios jurídicos e de cobrança de Goiás pode se tornar mais fácil com o sistema SIP, que permite total controle dos serviços dos estabelecimentos de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Trata-se de um sistema com módulos que contemplam, entre outras tarefas, a cobrança administrativa e jurídica e o acompanhamento processual, desde a confecção da inicial ao pagamento de custas e protocolo da ação, até o cumprimento de prazos e recebimento de honorários.

Gestor de TI Valmir Schuch.

O SIP é derivado de um sistema de cartório de pessoas naturais e correspondente fiscal e foi desenvolvido por Valmir Schuch, que é gestor da área de TI no Grupo MEGS, desde 2008. Segundo ele explica, hoje, além do módulo de cobrança, o SIP possui os módulos do Jurídico, Controle Pré-Jurídico (controle antes de entrar com a ação/processo), Financeiro, RH, Frotas, Compras (em testes), Controladoria (em desenvolvimento), Pesquisa e Localização.

O sistema é totalmente funcional pela internet, podendo ser acessado de qualquer lugar. Este ano, foi iniciada a versão SIP 3.0 OO (Orientado a Objeto), com uso de novas técnicas e tecnologias, principalmente para atender o mercado mobile com os tabletes e smartphones. Atualmente, dois escritórios estão usando o sistema: Manoel Archanjo e Advogados Associados e Brasiljur Advogados Associados.

O sistema SIP é negociado em forma de locação por usuário, sendo instalado um servidor da aplicação SIP para uso da empresa enquanto manter o contrato, com as manutenções feitas periodicamente. Não pode ser baixado e instalado como um software desktop, é um sistema utilizado pelo navegador (Chrome, IE, Firefox e outros). O sistema usa a internet como base tecnológica, podendo ser acessado por qualquer dispositivo que tenha um navegador compatível com HTML e HTML5, até mesmo Smart TV.

Conheça os módulos:
Financeiro
Proporciona controle completo das finanças do escritório, desde suas custas administrativas (água, energia, salários), às custas processuais, com controle de reembolsáveis, integrado com a cobrança (despesas na negociação), o jurídico (custas processuais, reembolso e honorários), e as frotas (despesas com movimentação de funcionários na localização de bens e veículos da frota da empresa). Todas as custas são aceitas digitalizadas e as solicitações de pagamentos passam por aprovações em alçadas.

Demonstração da tela do módulo jurídico.

 

Cobrança
Proporciona o controle bem amplo na cobrança para bancos e consórcios, atendendo carteiras como Banco VW, Banco Cifra, Banco GMAC, Consórcio Yamaha, Honda, Canopus, Bancos Bradesco, ITAU, SICRED E SICOOB. Sendo integrado a discadores e call center, fazendo com que o sistema abra a ficha do devedor ao reconhecer o telefone ou o contrato, facilitando e agilizando o recuperador de crédito no atendimento. Envio de e-mail, envio de SMS e diversos outros recursos para uso na cobrança. Integrado com o jurídico para controle de acordos em processos existentes.

Pré-jurídico
Proporciona o controle da juntada de documentos para que o jurídico distribua a ação/processo, controlando cada etapa por meio da gestão do pré-jurídico, controle de negativação SPC e Serasa, arquivos para cartórios de protesto, controle de prazos de régua, envio e recebimento de documentos, podendo incluí-los digitalizados. Controla desde a confecção da inicial, ao pagamento de custas e protocolo da ação.

Jurídico
Proporciona o controle completo de acompanhamento jurídico, com gestão de alvará, gestão de liminares e mandados, honorários, imagens, agendas de compromissos e avisos por e-mail e sms de prazos registrados. Aceita o processo digitalizado e permite grande economia ao escritório nos processos digitais. Gera documento de forma automática, permitindo agilidade e melhorias em possíveis falhas de nomes ou documentos de partes na elaboração de iniciais. Gerenciamento completo das custas processuais e do custo geral do processo. É integrado com a cobrança, permitindo o controle de possíveis erros processuais na ocasião de um acordo na cobrança.

Recursos Humanos
O módulo RH é um pequeno controle de pagamento integrado a cobrança para geração de comissão aos recuperadores de crédito, controle de pontos, imagens da documentação dos funcionários, controle de férias e geração da folha de pagamento interna do escritório para envio a contabilidade. Geração de arquivos de remessa para folha.

Outros
O módulo Frotas permite o controle dos veículos do escritório, quilometragem, revisões, e custos de uso. O módulo Compras e Controladoria está em desenvolvimento, com algumas funcionalidades já prontas. O módulo Compras para aquisições do escritório, que vão desde material de limpeza a computadores, incluindo o controle de patrimônio. E também o módulo HelpDesk voltado para atender demandas na empresa entre departamentos.

Especificações:

– O sistema SIP roda em servidor de páginas web, podendo estar fisicamente na empresa, ou em nuvem;
– Sistema é multiplataforma e não precisa ser instalado, roda em qualquer dispositivo que tenha navegador e possa acessar a internet ou rede interna da empresa;
– Não necessita de computadores novos, o escritório tendo computadores que já acessam a internet, terão navegador;
– Sistema tem atualização imperceptível ao usuário, já que não é instalado no computador;
– A manutenção do sistema também é rápida por ser mantido em um servidor.

Tecnologias:
– O sistema SIP é desenvolvido em PHP, ASP e C++, com banco de dados MYSQL;
– A nova versão conta com uso de layout responsivo e PHP OO, C++ e PHYTON;
– O layout responsivo permite o software moldar seu layout ao dispositivo que acessá-lo, mesmo sendo telas pequenas.

Mais informações:
www.schuch.com.br
www.schuchconsulting.com.br

E-mail: [email protected]
Telefone: (62) 99349-1329
Skype: schuchkt