PJe e outros serviços da Plataforma Digital do Judiciário passam a exigir a partir desta segunda-feira autenticação em dois fatores

Publicidade

Com o objetivo de aumentar a confiabilidade e reforçar a segurança no acesso às aplicações da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), a partir desta segunda-feira (18), sistemas como o Processo Judicial eletrônico (PJe) e os serviços integrados ao PDPJ-Br, disponíveis no portal Jus.br, passarão a exigir Autenticação Multifator (MFA). O mecanismo solicita dois fatores de verificação para confirmar a identidade do usuário antes de liberar o acesso a sistemas.

Com a alteração, os usuários poderão utilizar aplicativos como Google Authenticator, FreeOTP ou ferramentas semelhantes para validação da identidade no momento do login.

O procedimento de acesso passará a ocorrer em quatro etapas. Inicialmente, o usuário deverá acessar o Portal Jus.br ou um sistema processual integrado à PDPJ-Br utilizando certificado digital ou login e senha.

No primeiro acesso após a implementação da nova sistemática, será exibido um QR Code para configuração do aplicativo autenticador no celular. Após a leitura do código, o usuário deverá inserir um código temporário de seis dígitos gerado pelo aplicativo para concluir a autenticação.

Nos acessos seguintes, bastará realizar o login normalmente e informar o código gerado no dispositivo móvel para validação do acesso.