Paulo Teles realiza no dia 10 de setembro reunião para formação de chapa

Marília Costa e Silva

Paulo Teles deve ser mais um candidato à eleição da OAB-GO
Paulo Teles deve ser mais um candidato à eleição da OAB-GO

O ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Paulo Teles, promove no próximo dia 10 de setembro, às 18 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg), em Goiânia, reunião com objetivo de formação de c’hapa para concorrer à eleição da diretoria da seccional goiana da OAB. Teles provavelmente deve encabeçar mais uma chapa de oposição.

Desembargador aposentado, Paulo Teles atuou no TJGO como representante da advocacia, eleito pelo quinto constitucional. Ele deixou o cargo há três anos. Com isso, muitos consideram que ele ainda está inelegível para participar do pleito, que deve acontecer no próximo dia 27 de novembro. Isso porque, a resolução que trata sobre a participação nas eleições da OAB estipulam que o interessado deve ter cinco anos de exercício initerruptos da advocacia e como ele foi desembargador, nesse período, ele teve a OAB suspensa. Paulo Teles se aposentou na magistratura em agosto de 2012.

No entanto, em entrevistas concedidas a vários veículos de comunicação, Paulo Teles tem assegurado que está elegível. Isso porque, ele entende que já restaurou sua inscrição de advogado na OAB. Antes de ser desembargador, ele advogou por 23 anos. Ele, inclusive, foi vice-presidente, tesoureiro e conselheiro da Ordem.

Caso se confirme a pré-candidatura de Paulo Teles, ele será o terceiro a lançar seu nome para presidência da OAB-GO. Já confirmaram candidatura os advogados e professores Lúcio Flávio Siqueira e Flávio Bounaduce Borges.

Ontem (26), foi o lançamento do Movimento Renovação + Atitude Juntos Somos Mais, que reúne os dois principais grupos de oposição à OABO, que terá a frente Lúcio Flávio. A assembleia de lançamento teve como objetivo reunir propostas que irão compor a Carta Programa para nortear a gestão da OAB sob a liderança da Renovação + Atitude.  Lideranças apresentaram os princípios fundamentais do movimento para simpatizantes, bem como ouviram os advogados, suas carências e reivindicações.

Flávio Bounaduce, que foi anunciado como concorrente da OAB Forte, montou um movimento interno chamado de observatório da advocacia goiana. Ele conta que a novidade tem por objetivo aproveitar esse momento de composição de chapa para elaborar um plano de gestão, ouvindo pessoalmente  e reunindo sugestões dos conselheiros seccionais e federais, presidentes de subseções e profissionais de todo o Estado.

Flávio garante já ter visitado mais de 30 das 47 subseções da OAB-GO no interior. Até o registro da candidatura, que deve ocorrer 30 dias antes das eleições marcadas para o próximo dia 27 de novembro, ele pretende percorrer todas as subseções.

Além de Flávio Bounaduce, Lúcio Flávio e Paulo Teles, o atual presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho também deve colocar seu nome na disputa. No entanto, ele ainda não admitiu formalmente que será candidato. Isso pode ocorrer também no mês que vem.