OAB-GO participa de reunião sobre reforma ortográfica da Língua Portuguesa

Nesta terça-feira (28/04),  representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se encontrará com o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Geraldo Cavalcante, e com o professor e gramático Evanildo Bechara. As duas entidades vão discutir a possibilidade de a OAB participar da Comissão Nacional da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.

O representante da OAB é o professor Carlos André Nunes, conselheiro e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da seccional goiana da OAB e vice-presidente do CELLP (Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa) – grupo ligado ao Senado Federal e à Academia Brasiliense de Letras.

“A participação da OAB será, principalmente, do ponto de vista da discussão acerca do Tratado Internacional”, explica. “A língua portuguesa é um patrimônio não apenas dos brasileiros, mas de todos os países da lusofonia”, observa Carlos André. Segundo ele, não há falar-se em interferência no ponto de vista técnico da língua. “Sobre isso, poderíamos fazer apenas sugestão”.

Ainda neste semestre, Carlos André representará OAB em uma reunião, em Portugal, para discutir com a Ordem dos Advogados de Portugal, sobre o Tratado Internacional. “O Tratado deve dar início a uma valorização da lusofonia no mundo. Não se trata apenas de uma reforma ortográfica, mas do início de novos tempos para a cultura lusófona”.