Feira ensina a abrir o próprio negócio

Ainda falta um mês para o início da 10ª edição da Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae-GO, mas os preparativos estão a pleno vapor. Programado para ocorrer de 31 de julho a 3 de agosto, o evento está repleto de novidades, garante o diretor superintendente do Sebrae-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho. A feira deste ano foi planejada com base em uma pesquisa realizada em Goiás, em que foram identificadas 18 tendências de consumo, que resultaram em 70 ideias de negócios – passíveis e possíveis de serem concretizados. Dentre essas macro tendências estão os seguintes segmentos: consumo das classes emergentes, segurança, mercado dos solteiros, casais sem filhos, economia de tempo e praticidade e envelhecimento da população. A Feira do Empreendedor foi lançada ontem, durante um evento de premiação realizado na sede do Sebrae-GO.

Os interessados em abrir o próprio negócio terão todo o apoio técnico, educacional e até financeiro, uma vez que instituições de crédito estarão a postos para oferecer as melhores condições para quem está começando. A programação da feira contará com 200 palestras de capacitação, a expectativa é de prestar quatro mil orientações técnicas, cinco rodadas de negócios vão facilitar a compra e a venda de produtos e serviços entre os empreendedores que visitam e participam da feira. 67 expositores vão ofertar produtos e soluções, prospectados na pesquisa de tendências e oportunidades. Dentre o total de expositores, 20 são franquias e 13 são de tecnologia da informação. São esperada 10 mil visitantes na feira.

Segundo Manoel Xavier a proposta da feira é atingir o empreendedor em todos os níveis, seja na parte de conhecimento, financeira, focando nas inovações e nas parcerias com as entidades que compõem o Sistema S, com as empresas Facebook, Mercado Livre e Market up. Além da capacitação e consultoria, haverá no local uma loja conceito, a Game Loja, que possibilitará aos participantes testar os conhecimentos sobre empreendedorismo, merchandising, vitrinismo, tendências de produtos, realização de promoções entre outros.

A feira vai apresentar também um espaço para crianças e adolescentes voltado para educação empreendedora. O setor de economia criativa também terá lugar garantido no evento com exposição de circuitos turísticos, de artesanato – conectado ao turismo, e passarela da moda. Para apresentar a potência do polo de moda, serão realizados desfiles de peças criadas exclusivamente para a feira, e provenientes dos municípios de Taquaral, Pontalina, Jaraguá e Goiânia. Fonte: Jornal O Hoje.