segunda, 21 de janeiro de 2019 62 9 9904-5026
Goiás

Semana da Conciliação começa nesta segunda-feira com previsão de 40 mil atendimentos

A 12ª Semana Nacional da Conciliação (SNC) começa nesta segunda-feira (27) com ações na capital e no interior. Até sexta-feira (1º), a expectativa é que cerca de 40 mil atendimentos serão realizados. A conciliação é reconhecida como um instrumento eficaz e adequado para solução de conflitos, conforme explica o juiz e coordenador da Gerência da Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Romério do Carmo Cordeiro. “A expectativa é que o Tribunal de Justiça do estado de Goiás possa repetir o bom desempenho que teve nas edições anteriores. Para tanto, espera-se o atendimento de 40 mil casos, entre processos em andamento e demandas pré-processuais, com elevado percentual de acordos”, diz.

Em entrevista concedida ao Centro de Comunicação Social do TJGO, Cordeiro reforça que o diferencial desta edição da SNC é a descentralização dos atendimentos. Este ano, as bancas estarão localizadas no Fórum Cível, gabinetes das varas cíveis e juizados, varas de família e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). O magistrado ressalta ainda que a descentralização se deu especialmente por questões de custos e de otimização dos recursos disponíveis.

A solenidade de abertura da SNC ocorrerá no Fórum Cível, às 9 horas do dia 27, com a presença de Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal; Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, juíza Coordenadora do Nupemec; representantes do governo e da prefeitura, além de outras autoridades. Leia a íntegra entrevista:

TRT-18
Já no TRT-18, foram agendadas em Goiânia,  361 audiências de conciliação no primeiro grau, sendo que 250 se referem a processos na fase de conhecimento e 111 processos na fase de execução e no segundo grau. A iniciativa tem como objetivo finalizar de forma conciliatória processos que estão em tramitação, uma forma mais rápida e eficaz do que a via processual tradicional.

As audiências trabalhistas conciliatórias serão realizadas no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), localizado no segundo andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. No interior, as audiências serão realizadas no respectivo Cejuscs, se houver, ou na própria vara do trabalho ou posto avançado.

Efetividade
Empregados e empregadores que não tiveram seus processos incluídos previamente na pauta da Semana da Conciliação podem se dirigir ao Fórum Trabalhista que serão atendidos, desde que venham juntos e estejam dispostos a conciliar. Durante a Semana da Conciliação, podem ser feitos acordos em processos em tramitação no primeiro, no segundo e no terceiro graus da Justiça do Trabalho e em processos que estejam nas fases de conhecimento e de execução. No ano passado, essa mesma Semana arrecadou mais de R$ 9 milhões em verbas trabalhistas em 943 acordos realizados pela 18ª Região.

Para saber os locais de conciliação do TJGO, clique aqui

 

 

(Com informações do TRT-18 e do Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Comentários



Receba nosso informativo

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do portal Rota Jurídica