TJGO contrata sistema de nuvem on-premise para trazer mais estabilidade aos sistemas digitais

Publicidade

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) adquiriu um novo serviço inédito no sistema de Justiça estadual: a nuvem on-premise. Ele tem capacidade flexível, podendo chegar a quatro vezes ao utilizado atualmente. A expectativa é melhorar o acesso aos bancos de dados e propiciar estabilidade nos sistemas digitais, inclusive de processo eletrônico, principalmente nos horários de pico.

A nuvem on-premise é similar ao serviço de nuvem pública, contudo, toda a solução fica dentro do ambiente de datacenter do TJGO. “A medida trouxe quase todos os benefícios do serviço de nuvem pública sem a necessidade de mudar toda a infraestrutura de TI. Essa contratação permitirá o uso do banco de dados como serviço, pagando somente pelo que for utilizado de processamento, ou seja, a capacidade de processamento do banco de dados irá se ajustar a nossa demanda, pelo período que for necessário”, explica o diretor da Divisão de Infraestrutura Tecnológica, Giuliano Oliveira.

A grande mudança é na flexibilidade do serviço, que se adequa exatamente ao que o TJGO necessita. “Isso se assemelha à conta de luz ou de água, por exemplo. Pagamos somente pelo que utilizamos e no momento em que utilizamos. Não existe mais a necessidade de contratar as licenças e o hardware, pois todo o recurso estará provisionado no TJGO e será utilizado quando for necessário”, elucida o diretor sobre a economia de recursos também propiciada com a iniciativa.

Para os usuários, a nova contratação significa mais estabilidade nos sistemas. “A solução que será implantada no TJGO possui mecanismos de alta resiliência, que tornará o ambiente computacional estável para os usuários, com aumento de disponibilidade da aplicação Projudi”, acredita o diretor de infraestrutura.

“Por utilizar equipamentos especializados em banco de dados, esperamos ainda uma melhora no tempo de resposta da aplicação, melhorando a usabilidade da mesma para o usuário final”, conclui.