Procurador da República Marcello Wolff é o novo procurador regional eleitoral em Goiás

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Goiás tem novo titular desde a última quarta-feira (1º). O procurador da República Marcello Santiago Wolff assume a Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE-GO) pelos próximos dois anos, até 31 de outubro de 2025. A designação foi publicada na Portaria PGE 10/2023, assinada pelo procurador-geral Eleitoral (PGE) interino, Paulo Gustavo Gonet Branco. Como procurador regional Eleitoral substituto, foi designado o procurador da República João Gustavo de Almeida Seixas.

Marcello Wolff sucede Célio Vieira da Silva, que comandou a PRE-GO nos biênios de 2019/2021 e 2021/2023. O novo procurador regional Eleitoral já exerceu as atribuições do MP Eleitoral em Goiás no biênio de 2013/2015.

Atribuições

Os procuradores regionais eleitorais são responsáveis por conduzir os trabalhos do MP Eleitoral nos estados. Eles atuam perante os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), zelando pela correta aplicação da legislação, de forma a evitar abusos e assegurar o equilíbrio da disputa eleitoral.

Além dos membros do Ministério Público Federal (MPF), integram o MP Eleitoral promotores de Justiça (Ministério Publico Estadual), que atuam na primeira instância. O procurador-geral da República também exerce a função de procurador-geral Eleitoral e, juntamente com o vice, atua perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).