Juíza da comarca de Goiás, Erika Barbosa vence 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos

A juíza Erika Barbosa Gomes Cavalcante, titular da Vara Criminal de Goiás, foi a vencedora do 12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria “Trabalhos dos Magistrados”. Ela venceu com o projeto “Roda Antirracista: Diálogos para a Democracia Racial”.

A solenidade da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) foi realizada na última segunda-feira (6), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), e reuniu desembargadores, juízes, parlamentares, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, jornalistas, professores, líderes de movimentos sociais, estudantes e Ana Clara Acioli, filha da juíza Patrícia Acioli (1964-2011).

“O Projeto ‘Roda Antirracista: Diálogos para a Democracia Racial’ é de extrema relevância, pois pequenas ações educativas podem transformar a sociedade”, destacou a magistrada em discurso. Segundo ela, “a Roda Antirracista promove o letramento racial, a empatia e a representatividade”.

Na categoria Trabalhos dos Magistrados, não há premiação em dinheiro. Os três primeiros colocados ganharam troféus, idealizados e confeccionados pelo Escritório Modelo de Design da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Defesa dos direitos humanos

Criado em 2012, o Prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli. Ela era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, quando foi morta, em 2011. A premiação tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular e homenagear as ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área.

O Prêmio tem apoio do TJRJ, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Os patrocinadores são a Prefeitura do Rio, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a empresa de shoppings Multiplan, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e o 15º Ofício de Notas.

No total, foram premiados 18 autores de trabalhos e iniciativas em defesa dos direitos humanos e da cidadania. Confira a relação dos vencedores: https://amaerj.org.br/noticias/conheca-os-vencedores-do-12o-premio-amaerj-patricia-acioli-de-direitos-humanos/. Fonte: TJGO