Procon orienta consumidor sobre a necessidade de reclamar

O Procon Goiás, em comemoração ao Dia do Consumidor (15 de março), orienta a população a conhecer cada vez mais e a fazer valer seus direitos em relação a compra de itens e serviços. De acordo com o órgão de defesa do consumidor em Goiás, a data deve ser comemorada mesmo diante do elevado número de reclamações registradas e do flagrante descumprimento das leis de mercado por parte de alguns fornecedores de produtos e serviços.

Entre as orientações repassadas aos consumidores estão medidas como reclamações imediatas que devem ser feitas junto aos fornecedores, primeiramente. Caso não haja solução, o consumidor deverá registrar suas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Outra sugestão do Procon são as reclamações feitas, de forma sempre muito responsável, pelas redes sociais. O Procon também atende a denúncias e oferece orientações por meio da Central Telefônica 151, e disponibiliza informações pelo site: www.procon.go.gov.br. Atualmente Goiás tem 34 unidades do Procon, 13 delas situadas na capital, além da sede do Procon estadual,  situada na Rua 08, nº 242, no Setor Central, em Goiânia.

Benefício em favor do consumidor
Outro benefício em favor do consumidor são os serviços de cálculos e negociações de dívidas realizados pelo Procon. O órgão é responsável pela realização de  intermediações entre fornecedores e consumidores e auxilia nos acordos firmados, chegando a obter descontos de até 76% em favor dos consumidores.  O Procon ainda disponibiliza serviços jurídicos gratuitamente relativos às demandas apresentadas no órgão, com valor de até 20 salários mínimos. Somente no ano de 2013, foram mais de 600 petições entregues aos consumidores para ingresso no Poder Judiciário.

Empresas mais reclamadas

De acordo com a superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, liderando o ranking das reclamações estão as empresas do setor de telefonia, seguidas pelo setor financeiro (sobretudo instituições bancárias),  especialmente quanto aos cartões de crédito (questionamento de juros e cobranças indevidas). Em terceiro lugar aparecem os problemas com produtos (vícios do produto e dificuldades com assistência técnica adequada, entre outros). As mais atuais e crescentes são, segundo ela, as reclamações referentes ao comércio eletrônico. “Mas regulamentos têm sido editados, os órgãos de proteção têm atuado no sentido de orientar os consumidores sobre seus direitos e as empresas têm atuado no sentido de buscar atender a esses direitos. Nós do Procon temos atribuições nas instâncias administrativas no sentido de harmonizar essa relação, buscando o diálogo e multando as empresas descumpridoras”, afirma Darlene.

O ranking das empresas mais reclamadas no Procon Goiás é divulgado mensalmente pela instituição. O serviço visa auxiliar o consumidor na hora de adquirir produtos e serviços e também é uma forma de alertar as empresas acerca da exposição de uma imagem negativa perante da população.

O Procon Goiás tem índice de 99% de satisfação avaliado pelo consumidor atendido em suas várias unidades. Já o índice de resolubilidade dos conflitos trazidos ao órgão é de 85%. “Nesta data, devem ser celebrados os avanços nas relações de consumo, pois temos um Código de Defesa do Consumidor que foi pioneiro e que é o  mais bem elaborado do mundo. Contamos com a atuação dos Procons conferindo mais cidadania à população, reprimindo condutas infrativas das empresas e aplicando sanções  previstas nesse código”, conclui a superintendente.