PL propõe que capacete tenha gravado o nome e o número da CNH do dono da moto

Depois de uma série de mortes de mulheres em Goiânia, em que o autor dos assassinatos utiliza uma motocicleta preta e esconde o rosto atrás de um capacete de mesma cor, a vereadora Cida Garcêz (SDD) reapresentou para análise na Câmara Municipal de Vereadores projeto de lei que obriga todos os condutores de motos de Goiânia a ter identificação nos capacetes

“Apresentamos esse projeto em 2006, mas ele acabou não sendo votado no plenário e foi arquivado. Agora, com essa série de mortes de mulheres sem explicação, em que autor se aproveita do capacete para se esconder, volto a apresentar a matéria e iniciar uma discussão que precisa de maior debate na sociedade”, ressalta a parlamentar.

Segundo Cida Garcêz, o principal objetivo da medida é reduzir a criminalidade na Capital, principalmente, em assaltos em que a moto serve como instrumento para a prática criminosa. A parlamentar explica que o veículo é de fácil mobilidade e contribui para uma fuga rápida.

“A identificação nos capacetes não vai inibir o bandido de praticar um crime, mas pode ser mais uma ferramenta para contribuir com a polícia nas investigações. A identificação é uma medida de baixo impacto financeiro e fácil aplicabilidade”, afirma Cida Garcêz.

Segundo a proposta de lei, o capacete do condutor deverá ter gravado o nome e o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do dono do veículo. Já o equipamento do acompanhante ou garupeiro deverá constar o número da placa do veículo. Conforme Cida Garcêz, se aprovado o projeto, os proprietários de motocicletas deverão pensar duas vezes antes de emprestar o capacete para um amigo ou colega. A identificação deverá ser feita com placas refletivas para se tornar bem visível no período noturno.