OAB-GO defere candidatura de 13 advogados para concorrer à formação da lista sêxtupla para desembargador

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) deferiu, nesta segunda-feira (26), as candidaturas de 13 advogados que irão concorrer à formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional da Advocacia para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Do total, apenas três advogados (Ana Carollina Ribeiro Barbosa, Enil Henrique de Souza Filho e Luiz Gonzaga Soares Gil) não se inscrevam na última vez em que a OAB-GO formou a lista sêxtupla, em 2020. Na época, 21 advogados participaram da eleição, que resultou na escolha de Anderson Máximo de Holanda para o cargo de desembargador do TJGO.

Na listagem, estão apenas três mulheres: Ana Carollina Ribeiro Barbosa, Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins e Carla Sahium Traboulsi.

Conselho Seccional forma a lista

Agora, os nomes escolhidos serão submetidos à avaliação e votação do Conselho Seccional da OAB, destinada à formação da lista sêxtupla, prevista para ocorrer em meados de novembro. A lista com seis nomes será, então, enviada ao TJGO, que seleciona três advogados. A lista tríplice então é remetida ao governador do Estado, a quem cabe escolher o novo desembargador.

O quinto constitucional é um dispositivo que prevê que um quinto das vagas de determinados tribunais seja preenchida por advogados e membros do Ministério Público (Federal, do Trabalho ou do respectivo Estado, caso se trate da justiça federal, do trabalho ou estadual), e não por juízes de carreira.

Veja a lista dos candidatos 

Alexandre de Morais Kafuri
Ana Carollina Ribeiro Barbosa
Antonia de Lourdes Batista Chaveiro Martins
Augusto César Rocha Ventura
Breno Boss Cachapuz Caiado
Carla Sahium Traboulsi
Dimitry Cerewuta Jucá
Enil Henrique de Souza Filho
Luiz Gonzaga Soares Gil
Marcelino Assis Galindo
Ricardo Baiocchi Carneiro
Roberto Rodrigues
Vicente Lopes da Rocha Júnior