OAB-GO avisa que tomará providências em favor de advogado agredido no exercício da profissão

Publicidade

Em nota publicada no seu site de internet, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) avisa que tomará providências em favor do advogado Artur Camapum, agredido na tarde da última terça-feira (13) durante o exercício de sua profissão. Ele estava no estabelecimento comercial de um cliente, localizado no setor Jardim América, em Goiânia, quando sofreu a violência.

Câmeras de seguranças gravaram o momento em que o ex-BBB e vencedor do reality show, André Augusto Ferreira Fontes, o Dhomini, profere socos e chutes contra o dono de um bar e o advogado da vítima. Ele também retirou aparelhos e móveis da propriedade. Em resposta à imprensa, alegou apenas ser legítima defesa.

Artur Camapum, porém, afirma que o ex-BBB estava acompanhado de um ex-sócio do estabelecimento quando invadiu o bar e que não houve ameaça de sua parte, apenas as agressões de Dhomini. Camapum afirmou que um boletim de ocorrência foi feito.

Além disso, ele afirma a Presidência da OAB e o presidente da Comissão de Prerrogativas,  Alexandre Pimentel, e os conselheiros José de Andrade e Chrissia Pereira se mobilizaram para dar apoio e colocar a Ordem à sua disposição.

Agressões inaceitáveis

A Seccional Goiana considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra qualquer advogado(a) em decorrência de sua atuação profissional. “Nenhuma agressão à advocacia ficará impune em Goiás”, frisa a nota, ao ressaltar que os profissionais devem ser respeitados ao exercerem seu mister constitucional, não importa quem sejam seus representados.” O Estado Democrático de Direito assegura que todas as pessoas devem ter acesso a ampla defesa”, afirma.

Segundo a OAB-GO, independentemente da participação de um advogado no episódio, os fatos são lastimáveis e contrariam o direito constitucional dos cidadãos. A intolerância ali presente fere a democracia, valor maior da nossa ordem jurídica e princípio fundamental da República.

O compromisso da OAB Goiás é com a defesa da advocacia e da cidadania. Sem dúvida, episódios deploráveis como o de ontem merecem um contundente repúdio e adoção das medidas necessárias pelas autoridades competentes, para a punição dos responsáveis.