OAB de Goiás completa neste sábado 93 anos de dedicação e compromisso com a advocacia

Publicidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) comemora, neste sábado (14), 93 anos de fundação. Criada em 14 de dezembro de 1931, a seccional foi instalada oficialmente em 12 de abril de 1932, em uma sessão solene no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, localizado na cidade de Goiás, então capital do Estado.

O primeiro Conselho Diretor da OAB-GO foi constituído por membros do próprio Tribunal de Justiça de Goiás, à época ainda inexistente a norma que tornaria incompatíveis os exercícios da magistratura e da advocacia. Atualmente, a seccional é presidida por Rafael Lara Martins, que foi reeleito para o triênio 2025-2027. Em nota nas redes sociais, ele afirma que a OAB-GO celebra 93 anos de dedicação e compromisso com a advocacia.

Na instalação da entidade, foram escolhidos os desembargadores Oliveira Godói, como presidente, e Maurílio Fleury e Vicente Miguel como membros. Posteriormente, em 28 de maio de 1932, foi eleita a primeira diretoria composta exclusivamente por advogados: Benjamin da Luz Vieira, presidente, e Albatênio Godói, que acumulava as funções de secretário e tesoureiro.

Expansão e estruturação

A expansão da OAB-GO começou com a instalação da primeira subseção, em Itumbiara, no dia 25 de outubro de 1933. Desde então, a entidade cresceu significativamente, contando atualmente com 57 subseções espalhadas por todo o estado, incluindo importantes polos como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Catalão.

Além das subseções, há 66 delegacias destinadas a cidades menores, fortalecendo a presença da Ordem em todas as regiões de Goiás. A estrutura da seccional também é composta por 94 comissões de trabalho, que tratam de temas diversos relacionados à advocacia e à cidadania.

Missão e relevância

Com personalidade jurídica própria e natureza federativa, a OAB-GO desempenha uma função pública independente de vínculos hierárquicos com a Administração Pública. Sua missão vai além da defesa dos interesses da advocacia, abrangendo também a promoção da Constituição Federal, a garantia dos direitos humanos, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, a luta pela justiça social e o aprimoramento das instituições jurídicas.

Além disso, a OAB é responsável pela seleção, representação, disciplina e defesa dos advogados no âmbito nacional, sendo um pilar essencial para a boa aplicação das leis e a eficiência da administração da justiça.

Um legado de quase um século

Ao longo de suas mais de nove décadas de existência, a OAB-GO consolidou-se como uma das instituições mais importantes do estado, contribuindo para a valorização da advocacia e o fortalecimento da sociedade democrática. Com sua ampla estrutura e comprometimento com os valores republicanos, a seccional goiana segue sendo um marco de atuação e representatividade para os advogados e a sociedade goiana.

As comemorações pelo aniversário de 93 anos reforçam não apenas a trajetória da entidade, mas também seu compromisso contínuo com os desafios do presente e do futuro, sempre em defesa da justiça e da cidadania.