ESA promove seminários sobre Direito para jornalista de Goiânia

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO oferecerá, ainda neste mês de abril, oficinas para os profissionais que atuam nos jornais de Goiânia. “Atenta aos anseios dos jornalistas em busca de informação jurídica correta e em função do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, a ESA fará o evento de formação, de início, em quatro encontros, totalizando 12 horas. A imprensa é essencial para a consolidação dos pilares do Estado Democrático”, ressalta o diretor-geral da ESA, Rafael Lara Martins. Ele explica que o objetivo é facilitar a compreensão do direito ao profissional que lida com a interpretação de fatos fornecendo subsídios técnico-científicos para uma adequada visão sobre o trabalho jornalístico.

O presidente da ESA, Rafael Lara Martins
O presidente da ESA, Rafael Lara Martins

Estrutura do Judiciário, caminhos da informação jurídica, segredo de justiça e sigilo da fonte estão entre as pautas. Os assuntos serão ancorados por dirigentes da OAB-GO, juízes, membros do Ministério Público e jornalistas. O projeto tem idealização do jornalista João Camargo Neto, que trabalha com relacionamento com a imprensa exclusivamente para advogados, entidades, escritórios, eventos e instituições jurídicos e tem estudos acadêmicos na linha de pesquisa Ética, Mídia e Judiciário.

Novo Código de Processo Civil, Direito Constitucional, Eleitoral, Trabalhista, Consumerista, Penal, Família, processos legislativo e Judiciário e demais áreas jurídicas mais demandadas compõem o programa. “A ideia do curso é capacitar profissionais da imprensa em temas jurídicos, apresentando os principais conceitos e noções da área, visto que já faz parte do cotidiano dos telejornais, revistas, jornais, rádios e sites tratarem de temas relacionados”, acrescenta. Rafael Lara Martins destaca que o jornalismo é o mediador que leva a informação ao conhecimento da sociedade.

“Advogados, jornalistas, juízes e promotores exporão, com didatismo, dificuldades na busca pela exatidão da informação jornalística ancorada em fontes jurídicas. Como advocacia, Judiciário e Ministério Público devem se relacionar com a imprensa? O que o jornalista precisa dos administradores da Justiça para a veiculação de informações e opiniões sérias e responsáveis sob os pontos de vista jurídico e jornalístico?”, provoca João Camargo Neto. OAB, Judiciário, MP e jornalismo perguntarão. E responderão.

O curso é voltado para estudantes de Jornalismo e jornalistas profissionais, que trabalhem em redação ou assessoria de imprensa. As inscrições são gratuitas e serão feitas nos próximos dias no site da ESA. Fonte: ESA-GO